Cidades

Cenibra realiza Seminário da Qualidade

BELO ORIENTE – A Cenibra realizou em Ipatinga o Seminário Interno da Qualidade. O evento é uma ferramenta estratégica para a elevação dos índices de produtividade, economia e qualidade de vida, além de proporcionar crescimento profissional.

O Seminário valoriza a capacidade criativa e a dedicação dos empregados, bem como consolida o espírito de equipe proporcionando benefícios intangíveis. Na ocasião, os Círculos de Controle de Qualidade (CCQ) apresentam soluções criativas para problemas relativos à operação e produção. Para isso, conciliam aspectos técnicos e humanos, respondendo às necessidades organizacionais e pessoais.

Nesta edição, foram selecionados quatro grupos para apresentação dos trabalhos. O grupo vencedor como melhor apresentação e projeto destaque foi o Grupo Evolução, formado pelos empregados Girley Almeida de Souza, Sérgio Resende de Oliveira, Ricardo Panicali Carlech, Heider Soares Martins, Leonardo Alexandre Ramos, Allan Christian Sousa Silva e Dierley Valadares Moura. O facilitador do grupo é o empregado Marcos Grossi.

O projeto vencedor consiste em um Separador para retirar a areia e finos (palitos), provenientes do processo de fabricação. Esses materiais geralmente causam distúrbios na operação do Digestor 2 (alimentação), além de um desgaste prematuro nos equipamentos da área de cozimento, lavagem e depuração. Após a implantação do Separador, ficou evidente a eficiência do projeto, devido à estabilidade na alimentação do digestor (Os digestores podem ser vistos como grandes reatores de cozimento onde a madeira picada – cavacos, é misturada ao licor branco e aquecida para a transformação da madeira em pasta celulósica).

Conceito de CCQ teve origem no Japão

 

O conceito de Círculos de Controle de Qualidade (CCQ) teve origem no Japão, em 1962, no período pós-guerra. Em 1963 expandiu-se no Japão e em outros países, chegando ao Brasil em 1971. Mas somente em 1990, com a chegada do conceito de Controle Total de Qualidade, o CCQ foi se tornando uma prática nas empresas brasileiras. Muitas vezes a solução dos problemas enfrentados nos processos está na mão dos empregados. Portanto, os CCQ proporcionam a eles a oportunidade de contribuir eficazmente com a melhoria da organização, por meio do levantamento das possíveis soluções para os problemas apresentados.

Você também pode gostar

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com