Cidades

Cenibra lança campanha contra queimadas

BELO ORIENTE – Neste ano, a campanha anual de prevenção e combate a Incêndios Florestais da Cenibra terá como tema: “As queimadas apagam suas melhores lembranças”. A empresa alerta que o  fogo destrói a fauna e a flora causando danos materiais, ambientais e até humanos. Prevenir incêndios é mais fácil que tentar apagá-los. Se cada um fizer a sua parte, poderemos revisitar nossas lembranças e também permitir que as futuras gerações façam o mesmo.

Foram produzidas fotos de pontos ambientais utilizados pela comunidade para lazer nas regionais de Nova Era, Rio Doce e Guanhães. As peças da campanha foram então adaptadas para cada região de atuação da Cenibra para reforçar o pertencimento das comunidades com o ativo ambiental que os cerca, seja ele público ou privado. A campanha contará com distribuição de folder com orientação e cartazes para instituições de ensino e alguns pontos das cidades onde a empresa atua, no intuito de reforçar a importância da prevenção e combate a incêndios florestais. Além disso, está sendo veiculado desde segunda-feira (16) um spot em rádios com mensagem de conscientização alusiva ao tema.

Melhorias no sistema de proteção patrimonial da Cenibra são primordiais, principalmente em prol da segurança dos ativos ambientais e plantios. Parte desse aperfeiçoamento foi a implantação de novas tecnologias para a prevenção e combate a incêndios florestais nos 54 municípios de atuação da Empresa.

Operando 24 horas por dia, a Central de Monitoramento possui profissionais capacitados, que dispõe de monitores com várias telas simultâneas mostrando diversos pontos das florestas e o apoio de uma equipe de observadores de campo treinada, que faz rondas terrestres e está preparada para atuar na contenção do fogo quando a situação exige. Além da brigada que está sempre a postos. Os investimentos no monitoramento de alta precisão propiciaram ainda novas condições de trabalho aos empregados no que diz respeito a ergonomia e conforto. A Empresa disponibiliza às comunidades um telefone gratuito para receber informações sobre incêndios florestais: 0800 283-1291. Após receber a ligação, uma equipe da Empresa verifica a veracidade das informações e toma as devidas providências.

O Brasil terminou 2017 com número recorde de queimadas desde 1999. Foram registrados cerca de 272 mil focos de fogo, 46% a mais do que 2016, de acordo com levantamento do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe). A análise dos locais onde os incêndios ocorreram mostra que o fogo aumentou em áreas de floresta natural. A ação humana ainda é a maior causadora de incêndios florestais no Brasil,  potencializados por longos períodos de estiagem e baixas condições de umidade do ar. Sendo assim, percebe-se que a conscientização é a melhor ferramenta de prevenção e proteção da biodiversidade.

Você também pode gostar

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com