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Cenibra investe na modernização e ocupa lugar de destaque no mercado

(DA REDAÇÂO) – A Cenibra dispõe de duas linhas de produção. A Linha 1, que opera desde 1977 e a Linha 2, resultado de investimentos de aproximadamente US$ 800 milhões e que entrou em operação no final de 1995.
Em dezembro de 2006, a Cenibra concluiu o Projeto que garantiu à empresa ampliar a capacidade de produção para 1.140 mil toneladas/ano. Foram investidos US$ 298 milhões no Projeto, em 2005 e 2006.

Graças à qualidade da celulose que produz e à excelência operacional no campo e na indústria, aliadas à credibilidade de sua marca, confiabilidade no fornecimento e a existência de contratos de longo e médio prazos firmados com grandes compradores internacionais, a Cenibra ocupa hoje posição de destaque nos mercados interno e externo.

VENDAS

O volume de vendas da Cenibra em 2013 foi de 1.202 mil toneladas, valor acima do orçado para o ano. As vendas no mercado externo atingiram 1.127 mil toneladas, correspondendo a 94% do total, enquanto 75 mil toneladas tiveram como destino o mercado doméstico.

A demanda por celulose foi forte e consistente ao longo do primeiro semestre do ano, o que resultou no aumento gradual do preço durante esse período. Devido a questões sazonais (queda do consumo durante o verão no hemisfério Norte), os meses de julho e agosto apresentaram quedas nas vendas.

A consequência foi uma maior pressão junto aos produtores, o que resultou em queda de preços até meados de setembro. Com a diminuição dos estoques e atraso de projetos previstos para entrar em operação no final do ano, os preços voltaram a aumentar, porém não chegando aos mesmos níveis observados durante o início do ano.

INVESTIMENTOS
Em 2013, os investimentos de capital da Cenibra totalizaram R$ 173 milhões. Os objetivos primordiais dos investimentos foram a redução da estrutura dos custos e o aprimoramento dos processos operacionais, em sinergia com os investimentos em meio ambiente, social e segurança.

A receita operacional líquida totalizou R$ 1.544 milhões em 2013, representando um aumento de 17% em relação ao ano anterior. O lucro líquido passou de R$ 145 milhões em 2012 para R$ 238 milhões em 2013. A geração de caixa (EBITDA) ficou em R$ 554 milhões, resultado 55% superior ao valor de R$ 358 milhões do ano de 2012. Todos esses indicadores foram influenciados positivamente pelo aumento do preço médio em dólar e pela desvalorização do real frente ao dólar americano.

TRANSPORTE EFICIENTE
Para chegar ao mercado externo, a celulose produzida pela Cenibra segue pela Estrada de Ferro Vitória-Minas, em percurso de 375 km, até o Terminal Especializado de Barra do Riacho – Portocel, do qual a Cenibra detém 49% da participação acionária. Localizado no litoral norte do estado do Espírito Santo, trata-se do único porto do Brasil especializado no manuseio e embarque de celulose. A expedição para o mercado interno é feita por via rodoviária.


Linha de secagem de celulose na fábrica em Belo Oriente

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