Cidades

Cenibra e Sebrae inauguram NEJ em Belo Oriente

BELO ORIENTE – A Escola Municipal Francisco Gonçalvez de Brito, em Belo Oriente, foi palco da Aula Inaugural do curso técnico de Administração do Núcleo de Empreendedorismo Juvenil (NEJ). Por meio de uma parceria do Instituto Cenibra com o Sebrae e Prefeitura Municipal de Belo Oriente foi implantado o NEJ no município, beneficiando 80 jovens. Na ocasião, o Diretor-Presidente da Cenibra, Naohiro Doi, falou aos presentes da importância do empreendedorismo juvenil como estratégia para diversificar a matriz de desenvolvimento regional.

A proposta é formar jovens desenvolvendo capacidades empreendedoras e conhecimentos de administração. O curso Técnico em Administração para jovens de Belo Oriente (sede e Distritos), terá um ano de duração e totalmente gratuito. Tanto o processo seletivo, quanto a condução do curso são de responsabilidade do UnilesteMG, via Colégio Padre de Man.

NÚCLEO

O Núcleo de Empreendedorismo Juvenil foi fundado pela Sebrae em 2010 e já formou mais de 1200 alunos. O curso, reconhecido pelo MEC, tem por finalidade o desenvolvimento de competências necessárias para o enfrentamento e superação dos desafios da juventude em suas diversas dimensões (profissional, pessoal, social e familiar), além de promover a formação do sujeito empreendedor, ético e consciente da sua responsabilidade social. Todo o conteúdo do curso segue a metodologia de ensino da Escola do Sebrae de Formação Gerencial (EFG), referência internacional em educação empreendedora para jovens.

Recentemente, a pesquisa GEM 2017, do SEBRAE/IBQP, revelou o novo perfil do empreendedor no País. Ela aponta que em 2017 a participação de pessoas entre 18 e 34 anos no total de empreendedores em fase inicial cresceu de 50% para 57%. Isso significa que são 15,7 milhões de jovens atrás de informações para abrir um negócio ou com uma empresa em atividade no período de até 3 anos e meio. Outro dado interessante que a pesquisa mostra é que também aumentou o percentual de pessoas que buscam empreender por oportunidade, saltando de 57% para 59% dos entrevistados.

“Investir estrategicamente na educação é potencializar o futuro no presente. O NEJ irá apresentar e capacitar os jovens para encontrar, aproveitar e construir plataformas de desenvolvimento capazes de mudar para melhor a comunidade em que vivem”, conclui o Diretor-Presidente da Cenibra.

Você também pode gostar

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com