Cidades

CENIBRA divulga técnica de conservação de água e solo

Foto: Tratores fazem subsolagem em propriedade de agricultor parceiro da CENIBRA

BELO ORIENTE – Com o objetivo de conscientizar lideranças regionais sobre a importância da retenção da água no solo, a CENIBRA promoverá, em São Domingos do Prata, o evento “Dia de Campo -Conservação do Solo e da Água na Bacia do Rio da Prata”. Estarão presentes prefeitos, vereadores e representantes de entidades públicas e privadas que tenham interesse em conhecer uma das técnicas adotadas pela Empresa para conservação do solo, da água e da capacidade produtiva da propriedade rural.

Um dos grandes problemas enfrentados pela sociedade atualmente é a escassez hídrica. A disponibilidade de água para abastecimento humano, processos industriais e agropecuária tem reduzido significativamente. Neste contexto, a subsolagem é uma técnica eficiente para ajudar a combater esses problemas.

Feita por um subsolador acoplado a um trator agrícola que, ao percorrer o terreno, realiza sulcos no solo para permitir a infiltração da água, a técnica já é utilizada pela CENIBRA nos plantios florestais há vários anos.

Agora, a Empresa está incentivando os produtores rurais das comunidades vizinhas a fazerem o mesmo em suas propriedades. Desde 2019, já foram realizados mais de 6 mil hectares de subsolagem em áreas de pastagens no manancial do Rio da Prata, responsável por contribuir para o abastecimento dos municípios de São Domingos do Prata e Nova Era.

Além da melhoria da produtividade rural, vários benefícios de interesse público podem ser obtidos por meio da subsolagem. Dentre eles, combate a secas, prevenção de enchentes e redução do desabastecimento dos municípios.

SERVIÇO

Em parceria com a Prefeitura de São Domingos do Prata, o evento ocorrerá no dia 27 de Maio/2022, às 8h30, na Sede da ACIAP, localizada na Rua José Recreio, nº 257, bairro Dona Julieta. Na ocasião, será feita uma demonstração em campo da prática da subsolagem.

Você também pode gostar

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com