Nacionais

Cenibra comemora 40 anos de fundação

Implantado em 2001, o Projeto Ação e Cidadania já promoveu mais de 300 mil atendimentos nas áreas de saúde, educação e cidadania (Crédito: Divulgação)

BELO ORIENTE – Neste ano, a Cenibra completa 40 anos de fundação. Para celebrar este marco da trajetória de sucesso da empresa, a diretoria decidiu antecipar a comemoração para o mês de agosto.

Na quinta-feira (22), às 14 horas, no Centro Cultural Usiminas, será rea-lizada a solenidade de comemoração, para Acionistas, Diretoria, Gerentes, Assessores, Coordenadores, Empregados, Clientes, Fornecedores, Prefeitos, Imprensa, dentre outros convidados. A programação deste evento contará com a apresentação de Vídeo Institucional, pronunciamento de diretores, acionistas e autoridades, bem como apresentação artística do Coral Cenibra e Orquestra do Projeto Luthier. No encerramento, acontecerá a tradicional cerimônia do Saquê.

A Cenibra oferecerá também na quinta-feira (22), no Clube Morro do Pilar, um jantar em homenagem aos empregados com 10, 20 e 30 anos de empresa. O evento contará com a entrega de placas e brindes comemorativos.
Para os empregados da fábrica e regionais florestais, será oferecido no dia 23 de agosto um churrasco com show musical, na Associação Atlética Cenibra.

A Cenibra realizará também os concursos de Artesanato (pintura e escultura) para empregados e dependentes e de Redação para as escolas de Belo Oriente, com o tema “Cenibra 40 anos: Duas Culturas, Uma só Marca”.
Nos dias 6 de setembro (no Centro Cultural Usiminas) e 7 de setembro (em Belo Oriente) serão realizadas as apresentações de espetáculos da Cia. Suspensa e Grupo Armatrux. Em outubro (dia 11), ainda como parte das comemorações dos 40 anos da Cenibra, haverá uma apresentação da Orquestra Filarmônica de Minas Gerais, na Praça do INSS, em Belo Oriente.

HISTÓRICO
Uma das maiores produtoras mundiais de celulose branqueada de fibra curta de eucalipto, a Cenibra foi fundada em 13 de setembro de 1973, no Leste de Minas Gerais. O controle acionário pertence à Japan Brazil Paper and Pulp Resources Development Co., Ltd. (JBP), um grupo de empresas japonesas de larga experiência no relacionamento com o Brasil.

Juntamente com o desdobramento dos benefícios gerados pela presença de grandes indústrias do setor siderúrgico, a criação da empresa e início de suas atividades operacionais contribuíram de forma efetiva para melhoria da qualidade de vida das comunidades e para destacar a região como polo desenvolvimentista do Estado. Há quatro décadas, o conhecido Vale do Aço passou a produzir também celulose de alta qualidade, a partir de florestas plantadas.
A empresa começou a operar em 1977, com capacidade nominal de produção de 225 mil toneladas/ano. Após sucessivas melhorias nas condições operacionais, a empresa foi gradativamente elevando seus níveis de produção até chegar à capacidade atual. Sua produção anual é de aproximadamente 1.200.000 toneladas. Deste total, mais de 90% são direcionados ao mercado externo, atendendo principalmente ao Japão, Estados Unidos, países da Europa, América Latina e Ásia.

Como reconhecimento de que trabalha dentro dos mais altos padrões internacionais de excelência a Cenibra é certificada de acordo com as normas ISO 9001 / ISO 14001 / ISO IEC 17.025 e possui as certificações do Forest Stewardship Council – FSC e do Programa Nacional de Certificação Florestal (CERFLOR). O FSC (internacional) e o CERFLOR (nacional) são organizações independentes, compostas por representantes dos setores ambiental, econômico e social, e que estabelecem os princípios e critérios de manejo florestal sustentável.

A Cenibra finalizou o ano de 2012 com 7.622 empregos próprios e terceiros. Cálculos econômicos estimam a geração de mais 45.500 empregos indiretos, voltados total ou parcialmente para as atividades econômicas e sociais da empresa. Os efeitos multiplicadores dessa relação calculam que 183.000 pessoas formam o contingente familiar dos que contam com a renda desses empregos para sua subsistência.


Projeto Mutum é exemplo de bem sucedida atuação em prol do meio ambiente

IDH é referência para política de responsabilidade social
BELO ORIENTE – A Responsabilidade Social sempre foi uma preocupação da Cenibra. Cumprindo além do exigido pela legislação, a Empresa assume seu papel de Organização cidadã, promovendo a preservação da biodiversidade, disseminando conceitos de educação e investindo na valorização da vida. Ciente dos aspectos sociais decorrentes de suas atividades, a empresa cumpre suas obrigações legais com a geração de impostos e pagamento de tributos, e desenvolve inúmeros programas com o objetivo de elevar os níveis de qualidade de vida das populações dos 54 municípios onde atua.

A partir da análise do Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) dos municípios em que a empresa atua, o Instituto Cenibra realiza um plano de ação para contribuir de forma eficaz com o desenvolvimento destes municípios. Todas as ações do Instituto consideram também a análise da vocação cultural e econômica dos municípios de atuação.

Você também pode gostar

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com