Cidades

Cenibra apoia feirantes de Rio Vermelho

BELO ORIENTE – O Instituto Cenibra firmou parceria com a Prefeitura Municipal de Rio Vermelho (MG) para viabilizar a aquisição de kit contendo 10 barracas, 2 balanças e 20 jalecos para que os feirantes da agricultura familiar possam comercializar seus produtos na feira livre municipal conforme especificações da vigilância sanitária.

Além do kit o Instituto Cenibra contribuirá com cursos de capacitação. A iniciativa visa a fortalecer a agricultura familiar como atividade econômica sustentável. O município tem forte potencial e vocação agrícola. No total, a Prefeitura estima que serão atendidas 300 pessoas.

DADOS
De acordo com a Embrapa, no Brasil, a agricultura familiar engloba 4,3 milhões de unidades produtivas (84% do total) e 14 milhões de pessoas ocupadas, o que representa em torno de 74% do total das ocupações distribuídas em 80.250.453 hectares (25% da área total). A produção que resulta da agricultura familiar se destina basicamente para as populações urbanas, locais, o que é essencial para a segurança alimentar e nutricional.

No país, a agricultura familiar produz 87% da mandioca, 70% do feijão, 46% do milho, 34% do arroz, 58% do leite, 59% da carne suína e 50% das aves produzidas no campo. De forma geral os agricultores familiares, mesmo ocupando pequenas áreas de terra, são os principais fornecedores de alimentos básicos no Brasil e aqueles que mais geram empregos no campo.

FAO
A realidade brasileira não é muito diferente do restante do mundo. Dados da FAO mostram que em 111 países 72% das propriedades têm menos de um hectare; 12% tem entre 1 a 2 hectares e 10% 3 entre 2 e 5 hectares. As propriedades com mais de cinco hectares representam apenas 6%. Ou seja, existem mais de 410 milhões de propriedades com menos de 1 hectares e mais de 475 milhões com menos de 2 hectares.

Você também pode gostar

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com