Cidades

Cemig registra mais de 3,6 mil colisões em postes em 2020

Acidentes prejudicaram o fornecimento de energia para mais de 1,3 milhão de clientes na área de concessão da companhia; a média é de dez ocorrências por dia

BH – Uma cena se tornou comum nas principais cidades de todas as regiões de Minas Gerais: colisões de veículos em postes da Cemig. Esse tipo de acidente, na maioria das vezes, derruba a estrutura, atrapalha o trânsito e deixa parte da população local sem luz. Levantamento da Cemig, que acaba ficar pronto, mostra que aconteceram 3.650 ocorrências dessa natureza no Estado, em 2020. Esses acidentes prejudicaram o fornecimento de energia para mais de 1,3 milhão de clientes da empresa. A média é de dez colisões de veículos em postes por dia na área de concessão da empresa, que abrange 774 cidades mineiras.

LESTE DE MINAS

Apenas na Região Leste do estado, a Cemig registrou 515 ocorrências, que interromperam o fornecimento de energia para cerca de 220 mil clientes. Mais do que o dano material, esse tipo de acidente pode colocar a vida do condutor e de outras pessoas em risco.

Em setembro de 2020, um caminhão derrubou um poste, no bairro Padre Eustáquio, em Belo Horizonte, que caiu sobre um veículo que estava estacionado na rua. Acertadamente, o condutor permaneceu no veículo e aguardou a chegada do Corpo de Bombeiros e da Cemig para ser resgatado.

“Quando há fios caídos no chão, é possível que, ao sair do automóvel, a pessoa sofra um choque elétrico, que pode ser de até 13 mil volts, caso seja uma rede de média tensão. O único caso em que a pessoa deve deixar o veículo imediatamente é em situações de incêndio. Nessas ocasiões, se for necessário sair do veículo, a pessoa nunca deve tocar a estrutura do automóvel e no solo ao mesmo tempo, porque ele se tornará o caminho entre a corrente elétrica e o solo. Isso pode ser fatal ou causar queimaduras gravíssimas”, explica o gerente de  Expansão e Manutenção Preventiva da Média e Baixa Tensão da Distribuição Metropolitana da Cemig, Marcelo Roger da Silva.

É importante ressaltar também que quando um poste é danificado, uma equipe de emergência é deslocada para avaliar a situação e definir as ações que deverão ser realizadas. “Geralmente, os serviços são complexos e demandam tempo e diversas equipes, pois envolvem o isolamento da área afetada, a retirada do veículo e a substituição ou reconstrução do poste quebrado e da rede elétrica, o que traz transtornos ao trânsito e à população”, afirma.

Custos devem ser arcados pelo dono do veículo

Outra informação que vale esclarecer é que o motorista causador do acidente tem prazo de até 60 dias para ressarcir os danos causados à rede da Cemig. Somente a estrutura do poste custa, em média, cerca de R$ 4.000. Esse valor pode subir para até R$ 10 mil em caso de danos a equipamentos, como transformadores e religadores.

Em Minas Gerais, a média é de dez postes derrubados por colisões de veículos diariamente. Na Região Metropolitana de BH, são três postes danificados, em média, todos os dias em acidentes de veículos.

Você também pode gostar

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com