Cidades

Celebração de Corpus Christi é realizada em todo Vale do Aço

Paulo Sérgio Oliveira

DA REDAÇÃO – Em todo o país, dioceses e paróquias preparam nesta quinta-feira (4), as celebrações e os tradicionais tapetes de pó de serra e sal coloridos. Trata-se da solenidade de Corpus Christi. “É a festa da Eucaristia, que celebra o Santíssimo Corpo e Sangue de Cristo”, explica o bispo auxiliar de Brasília e secretário geral da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), dom Leonardo Steiner.
No Vale do Aço, as celebrações foram festejadas e os tapetes confeccionados em todas as paróquias.

ORIGEM
A origem da festa remete à devoção eucarística iniciada na França e na Bélgica, antes do século XII. Ligada à piedade do povo cristão, a solenidade também é lembrada pela influência das visões da monja agostiniana belga, Juliana de Cornillon, que mostravam o anseio de Cristo para que o mistério da Eucaristia fosse celebrado com destaque. Tais visões foram decisivas para o papa Urbano IV que, em agosto de 1264, publicou a bula Transiturus de hoc mundo.

O documento determinou a celebração de Corpus Christi na quinta-feira após a solenidade da Santíssima Trindade. O Concílio Vaticano II vinculou a celebração ao mistério pascal de Jesus Cristo, dando novo significado à festividade.
Segundo dom Leonardo Steiner, a solenidade de Corpus Christi é marcada por celebrações, procissão e o enfeite das ruas. “Mas o sinal mais significativo é a reverência a Cristo, que por amor de nós fez-se pão repartido”, afirma.

PROCISSÃO
Com rito solene e cânticos, a procissão, segundo dom Leonardo Steiner, é a presença visibilizada de Jesus nas ruas e nas cidades. “Como expressão de nossa reverência e admiração, enfeitamos as ruas e lugares por onde Ele passará”, acrescenta.

A orientação da Igreja é para que a procissão aconteça após a celebração eucarística. Durante o percurso, de acordo com o costume, podem ser concedidas bênçãos eucarísticas em estações.

TAPETES
A tradição dos tapetes que ornamentam a solenidade de Corpus Christi no Brasil tem origem nos imigrantes açorianos, provenientes do arquipélago dos Açores, em Portugal. O Barroco, manifestação artística do século XVII, enriqueceu a festa com suas características e, desde a época colonial, uma profusão de cores, a música e expressões de grandeza marcam a festa.


Paróquias celebram Eucaristia

A Diocese de Itabira Coronel Fabriciano comemorou o Corpus Christi em praticamente todas as paróquias do Vale do Aço. Em Ipatinga, a Paróquia Sagrada Família enfeitou dois quarteirões de tapetes de Corpus Christi, a exemplo de todas as demais paróquias que realizaram diversas atividades religiosas como celebrações, procissões e quermesses.


Celebração na Catedral de Coronel Fabriciano                   (Crédito: Isael Godoy)

Você também pode gostar

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com