Cidades

Cecília oficializa convênio com setor cultural

IPATINGA – A cidade viverá nos próximos meses um período de efervescência cultural, com a realização de 122 apresentações e eventos financiados pela Lei Municipal de Incentivo à Cultura. Serão 27 projetos, em diversas áreas da cultura, que percorrerão todos os bairros da cidade. Os investimentos do município totalizam R$ 600 mil.
Os convênios para realização dos 27 projetos aprovados pela Lei de Incentivo à Cultura foram oficializados nesta segunda-feira (11) pela prefeita Cecília Ferramenta. Apesar das dívidas herdadas do governo anterior e das dificuldades enfrentadas no atual mandato, a prefeita garantiu que a cultura continua sendo prioridade no município. Ela adiantou que nesta quarta-feira (13) será depositada a primeira parcela, no valor total de R$ 300 mil. A outra metade dos recursos será liberada no mês que vem.

NECESSIDADE
Cecília Ferramenta destacou a importância dos projetos aprovados pela Lei de Incentivo para fomentar e levar a produção cultural a todos os cantos da cidade. Até o fim do ano, espetáculos variados vão percorrer escolas, praças e espaços públicos, levando diversão e lazer a toda a população. “Cultura também é uma necessidade básica, faz parte do desenvolvimento e da melhoria da qualidade de vida”, observou a prefeita no encontro com os artistas e produtores.

BUMERANGUE
O talento dos artistas e a diversidade cultural da cidade foram destacados por Cecília Ferramenta. Ela lembrou que foram apresentados 74 projetos, dos quais 27 foram aprovados, e disse que gostaria que o município tivesse um orçamento maior para ampliar o número de projetos financiados.
“Num cenário de dificuldades é preciso criatividade. Os projetos contemplam todas as áreas da cultura, e devem funcionar como um bumerangue: vão em forma de recursos para os artistas e voltam em forma de cultura e de lazer para a população. Uma oportunidade para os nossos artistas mostrarem seus talentos e também para a comunidade conhecer nossa rica produção cultural”, finalizou a prefeita de Ipatinga.

ATRAÇÕES
A Lei Municipal de Incentivo à Cultura contempla projetos nas áreas de artes cênicas, cinema, artes plásticas, música, literatura, folclore, artesanato, preservação da memória, seminários e cursos, e com novidades em 2014, como a inclusão da categoria “Iniciantes” e patrocínio para estudos. Entre as atrações programadas para a cidade nos próximos meses estão 26 shows musicais, de artistas e ritmos variados, e 14 apresentações de teatro, além de dois cursos e de várias oficinas técnicas (figurino, maquiagem, dramaturgia, maquiagem cenográfica e caracterização cênica).

DANÇA

Na área de dança, a Prefeitura liberou recursos para a realização de um festival, três oficinas e cinco apresentações, além de oito exibições de videodança. No cinema, serão 19 sessões em locais públicos. Estão previstos ainda nove espetáculos artístico-pedagógicos e mais cinco de circo.

OFICINAS
Oficinas de música (violão popular, viola e canto coral), lançamento de CD, exposição de esculturas, cursos de aperfeiçoamento artístico, oficina de capoeira e debate são outras ações que receberão recursos da Lei de Incentivo à Cultura. “Teremos uma intensa programação cultural, com atrações em todas as áreas. São projetos que visam ainda a formação de novos talentos e de público em geral, com destaque para os estudantes da rede pública. Vamos mostrar o que nossa cultura tem de melhor”, reforça o secretário municipal de Cultura, Esporte e Lazer, Fernando Rocha.

OPORTUNIDADES
Um dos mais animados na solenidade desta segunda-feira, no gabinete da prefeita de Ipatinga, era Jefferson Gonçalves dos Santos, autor de um dos cinco projetos aprovados na categoria “Iniciante”. Sua proposta é realizar um seminário e um curso para formação e preparação de atores amadores que pretendem obter o certificado de profissional das Artes Cênicas. “Sem a criação dessa nova categoria, seria difícil para um iniciante conseguir a aprovação. O bom é que a Lei de Incentivo permite que projetos de iniciantes possam dar oportunidades para quem também está começando”, reforça Jefferson.

Você também pode gostar

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com