Cidades

Cecília lidera caravana de visita a obras em Ipatinga

IPATINGA – A prefeita Cecília Ferramenta liderou uma comitiva de vereadores, secretários, conselheiros municipais e moradores em visita a 13 importantes frentes de obras em andamento na cidade. A caravana foi realizada nesta quarta-feira (7), da Prefeitura de Ipatinga e percorrendo os bairros Bom Jardim, Nova Esperança, Cidade Nobre, Vila Celeste, Bethânia, Vila Militar, Canaã, Caçula e Iguaçu. Em cada ponto de parada, os trabalhadores das obras e a comunidade recepcionaram a prefeita agradecendo pela realização das intervenções há muito tempo reivindicadas.

“Mesmo no atual cenário de dificuldades financeiras do município, por causa da crise econômica nacional, estamos realizando um grande volume de obras que são essenciais para melhorar a qualidade de vida da população em nossa cidade”, avaliou a prefeita, que esteve acompanhada do presidente da Câmara, vereador Sebastião Guedes, e também dos vereadores Juarez Pires, Agnaldo Bicalho e Lene Teixeira.

Após a caravana do Orçamento Participativo da Educação – OP Educa –, na semana passada, dessa vez a prefeita priorizou a visita aos canteiros de obras do Plano de Reconstrução, que tem recursos conveniados com o Ministério da Integração Nacional, em áreas atingidas pelas chuvas de 2013.

BOM JARDIM
“Estamos conseguindo resolver problemas antigos e também recuperar regiões que ficaram danificadas”, comentou a prefeita, ao conversar com a jovem Jenifer Almeida Farias, de 21 anos, que reside com seis familiares numa casa situada na Rua Samambaia, no Bom Jardim. “Essa obra vai representar mais segurança para todos os moradores dessa região, que são ameaçados principalmente durante as chuvas”, afirmou a moradora.

No fundo da casa de Jenifer, a empreiteira contratada pela Prefeitura já ergueu um muro 32,5 metros de comprimento e 4 metros de altura, na média. A estrutura servirá de base para a reconstrução da Rua Francisca Constâncio, que fica acima da Samambaia e vai passar a contar com guarda-corpo, calçada e pavimentação de asfalto.

Ainda no Bom Jardim, o projeto de recuperação do Beco Marcela é elogiado pelos moradores. “Essa obra vai resolver um problema grave, que aflige toda a comunidade”, apontou o aposentado Mário Magno Silva, de 58 anos, diante de um muro de contenção de 52 metros de comprimento, que está em construção logo abaixo do seu terreno. O projeto aprovado no Plano de Reconstrução inclui outro muro de 20 metros de comprimento, guarda-corpo, pavimentação e instalação de cerca de 105 metros de drenagem pluvial e duas bocas de lobo na Rua Flor do Campo, que dá acesso ao beco.

NOVA ESPERANÇA

Na saída do Bom Jardim, a prefeita e comitiva visitaram também as obras de construção e cobertura da quadra no loteamento Serra Dourada. A obra está sendo erguida com recursos obtidos através de emenda parlamentar do deputado Padre João.

Em seguida, a caravana chegou ao Nova Esperança, onde a Prefeitura realiza um plano de infraestrutura urbana com investimentos da ordem de R$ 6,4 milhões, em parceria com Banco de Desenvolvimento de Minas Gerais (BDMG).
Atualmente, um canteiro de obras funciona no final da Rua Quinze, para permitir a abertura da Rua Dezesseis e, ao mesmo tempo, o acesso à parte de baixo da Rua Seis, que foi completamente “engolida” por uma erosão. “Esse projeto é de alta complexidade e vai trazer segurança e qualidade de vida para diversas famílias”, destacou a prefeita Cecília Ferramenta. O projeto inclui a construção de dois muros de contenção, sistema de drenagem, escada hidráulica, escadaria, aterramento de terreno e pavimentação de ruas.

VILA CELESTE E BETHÂNIA

Depois do Nova Esperança, a comitiva foi até as obras de conclusão do Hospital Municipal de Ipatinga, no Cidade Nobre, onde a prefeita e os vereadores verificaram o bom andamento dos trabalhos, que foram lançados oficialmente a menos de um mês. Na sequência, a caravana passou pela Rua Curió, que estava interditada desde 2010 e foi totalmente recuperada pela Prefeitura este ano, até chegar à Rua Gaturamo, no Vila Celeste. No local também está em execução um projeto aprovado no Plano de Reconstrução, com dois muros (de 78 metros e 42 metros de comprimento), drenagem, guarda-corpo, calçada e pavimentação.

Ainda no Vila Celeste, a prefeita e os vereadores passaram pelo canteiro de obras da Rua Pombos, também incluído no Plano de Reconstrução. Já na comunidade do Morro São Francisco, no Bethânia, um grande projeto está sendo executado na Rua Colônia, aguardado pela comunidade há mais de 10 anos. “Essa obra é muito importante para toda comunidade, e depois de muito tempo e muitas promessas está sendo realizada”, reconheceu o morador Vitor Neto da Cruz, de 54 anos.

A primeira parte das obras na Rua Colônia, com o reforço de um muro já existente, está praticamente concluída. O projeto inclui, também, a construção de mais dois muros de contenção, sendo um de 87 metros e outro de 30 metros de comprimento, sistema de drenagem, guarda-corpo, calçadas e pavimentação.

VILA MILITAR
A comitiva seguiu do Bethânia até o Vila Militar, passando pela Rua Houston, que recebeu obras da Prefeitura indicadas pela população no Compor, até a Rua Boston. No local, os moradores fazem um mutirão e estão finalizando a instalação de um projeto de drenagem pluvial e esgotamento sanitário para beneficiar diversas famílias.

No mutirão do beco da Rua Boston, a Prefeitura doa os materiais e fornece apoio técnico, enquanto os moradores entram com a mão de obra. Em toda extensão do projeto já foram implantados 105 metros de manilhas, além de redes de abastecimento de água e coletora de esgoto, com o apoio da Copasa. “Essa parceria com a Prefeitura é fundamental para que a gente possa ter mais segurança para morar bem, principalmente durante as chuvas”, agradeceu a dona de casa Maria de Fátima Carvalho, de 54 anos, ao receber a visita e abraçar a prefeita Cecília Ferramenta.

MAANAIM

A caravana de visita a algumas obras em andamento na cidade terminou por volta das 12h, no canteiro de construção da Avenida Maanaim, na margem direita do Ribeirão Ipanema, entre os bairros Caçula e Iguaçu. A nova avenida vai promover a ligação do Parque Ipanema até a área da feira do Canaã, com pistas de rolamento, ciclovias, gramados e escadas pluviais. O projeto também prevê a interligação com a Rua Visconde de Mauá, no Cidade Nobre, melhorando as condições de mobilidade urbana e desafogando o trânsito em uma região bastante movimentada da cidade.

“Essas obras que foram visitadas, e tantas outras que estamos realizando na cidade ou já concluímos e entregamos à comunidade, são provas do nosso compromisso de fazer o melhor para a população de Ipatinga”, ressaltou a prefeita Cecília Ferramenta, ao se despedir dos participantes da caravana organizada pela Prefeitura.


Trabalhador cumprimenta a prefeita na passagem da caravana pela rua Colônia


O novo bloco do Hospital Municipal já teve as fundações concluídas

Você também pode gostar

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com