Cidades

Cebus promove soltura de aves na Lagoa Tiririca

IPATINGA – O Centro de Biodiversidade da Usipa (Cebus), por meio do Projeto de Reabilitação da Fauna Sem Lar, patrocinado pela Associação Regional de Proteção Ambiental do Vale do Aço (ARPAVA), promoveu, nesta segunda-feira (25), a soltura de 15 jandaias maracanãs e 1 sabiá laranjeira. A ação foi realizada pela equipe do Cebus, em companhia de oficiais da 12ª Companhia de Polícia Militar de Meio Ambiente, na Lagoa Tiririca, em Pingo D’Água, com autorização do Instituto Estadual de Florestas (IEF).

“As aves foram recuperadas de cativeiro irregular, por apreensão ou entrega voluntária, e passaram por processo de reabilitação no Cebus. Agora, estão de volta ao lugar de onde nunca deveriam ter saído”, afirma o sargento Sales.

Para a bióloga do Cebus, Cláudia Diniz, a devolução de animais à natureza completa um ciclo que representa uma das funçõesatuais de um zoológico. “Por meio do Projeto de Reabilitação da Fauna Sem Lar, acolhemos, tratamos e reabilitamos animais silvestres. Devolvê-los à natureza é sempre o nosso objetivo e, quando isso é possível, nos enche de alegria”, relata Cláudia.

PRÓXIMAS SOLTURAS

Ainda nesta semana, o Cebus vai entregar ao IEF mais 15 jandaias maracanãs para soltura na região de Teófilo Otoni. As aves passaram por processo de reabilitação, durante pouco mais de seis meses, e agora estão prontas para serem devolvidas à natureza.

“As aves foram trazidas ao Cebus ainda filhotes e são bastante jovens, o que facilita a devolução à natureza. Quanto menos contato com seres humanos tiverem, mais fácil é a adaptação à vida silvestre novamente”, detalha Cláudia.

Você também pode gostar

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com