Cidades

CCT define o funcionamento do comércio nos feriados 2013-2014

(Crédito: Emmanuel Franco)

 

IPATINGA – Foi assinada na quinta-feira (25), em Ipatinga, a Convenção Coletiva de Trabalho (CCT) que autoriza o funcionamento de supermercados, açougues, casas de carne, mercearias, varejões, sacolões e hortifrutis nos próximos feriados.

ABERTURA
Os estabelecimentos comerciais do segmento poderão abrir as portas na próxima segunda-feira, dia 29 de abril (aniversário da cidade), e nos dias 30 de maio (Corpus Christi), 7 de setembro (Independência do Brasil), 12 de outubro (Nossa Senhora da Aparecida), 2 e 15 de novembro, Finados e Proclamação da República, respectivamente.
Também fica autorizada a abertura dos estabelecimentos no dia 29 de abril de 2014.

O Sindcomércio (Sindicato do Comércio Varejista e Atacadista de Bens e Serviços) Vale do Aço e o Seci (Sindicato dos Empregados no Comércio de Ipatinga) negociavam a abertura das lojas do setor há semanas, sendo a CCT firmada após muito diálogo. “Fizemos uma minuciosa consulta com o empresariado local antes de ir para a mesa de discussão com o Seci. Sabemos que o que foi firmado é a vontade do comerciante, que nos reivindicava há muitos meses a abertura de seus estabelecimentos nessas datas”, afirma José Maria Facundes, presidente da entidade patronal.

FECHAMENTO
A CCT assinada entre os dois sindicatos ainda prevê que supermercados, açougues, casas de carne, mercearias, varejões, sacolões e hortifrutis deverão ficar fechados nos feriados de 1º de maio (Dia do Trabalhador), 15 de agosto (Assunção de Nossa Senhora) e 25 de dezembro (Natal) de 2013. No ano que vem, os comerciários que atuam no segmento também não trabalharão em 1º de janeiro (Confraternização Universal), 3 de março (segunda-feira de Carnaval), 18 e 21 de abril (Sexta-eira da Paixão e feriado de Tiradentes) e, ainda, no 1º de maio (Dia do Trabalhador).

Os sindicatos também definiram que supermercados, açougues, casas de carne, mercearias, varejões, sacolões e hortifrutis ficarão abertos até as 20h nos dias 24 e 31 de dezembro de 2013. “A lei prevê que estabelecimentos comerciais não podem utilizar a mão de obra de seus funcionários nos feriados, salvo por convenção coletiva de trabalho. Então é uma grande conquista para nós a abertura das lojas do segmento nestas sete datas”, conclui o presidente do Sindcomércio.

Funcionamento do Comércio
Aberto: 2013
29 de abril (Segunda-feira)
30 de maio (Quinta-feira)
7 de setembro (Sábado)
12 de outubro (Sábado)
2 de novembro (Sábado)
15 de novembro (Sexta-feira)

2014
29 de abril (Terça-feira)
Fechado: 2013
1º de maio (Quarta-feira)
15 de agosto (Quinta-feira)
25 de dezembro (Quarta-feira)

2014
1º de janeiro (Quarta-feira)
3 de março (Segunda-feira)
18 e 21 de abril (Sexta e segunda-feira)
1º de maio (Quinta-feira)

Você também pode gostar

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com