Cultura

Casa Laboratório faz oficina de cinema

IPATINGA – O projeto “Museu da Memória Audiovisual” recebe na programação a Oficina Cinema de Bolso, com o cineasta Igor Zaidan. A oficina ensina a prática cinematográfica, através do exercício “Minuto Lumière”, que consiste na criação de um filme de curta duração com até 1 minuto, sem som direto e em plano único; essa experiência permite ao aluno vivenciar os gestos cinematográficos, que são três. O primeiro deles é a escolha, que define o espaço, o enquadramento e o momento.

O segundo gesto refere-se à disposição dos elementos a serem filmados, e o terceiro e último é o ataque, ou seja, o ato da gravação. Assim, o aluno vivencia o contato e a experiência com o fazer cinematográfico em sua essência, permitindo que os grupos se organizem e trabalhem a narrativa, exclusivamente a partir de seus fundamentos básicos. Igor Zaidan é formado na Escola Livre de Cinema de Belo Horizonte, e também especializado em fotografia digital na Escuela internacional de Cine e Television (EIC-TV/Cuba); Licenciado em Artes Visuais na UEMG, e exerce trabalhos na área do audiovisual como Diretor de fotografia e Editor; Fotojornalista.

O PROJETO
O projeto “Museu da Memória Audiovisual” é uma iniciativa do Espaço Cultural Casa Laboratório em parceria com a Escola Municipal João Reis de Souza, que através do projeto “Mais Cultura nas Escolas”, dos Ministérios da Cultura e Educação, irá atender exclusivamente os alunos dessa escola no bairro Limoeiro.

Com a idealização e coordenação do artista e produtor Beto de Faria, o projeto oferece aos alunos e toda comunidade, oficinas de capacitação na área de produção, roteiro, edição, iluminação e vídeo-debates. O objetivo é inserir os alunos no universo da produção audiovisual, através das oficinas e exibição de documentários com temática social. Nesse sentido, pretende-se despertar o senso crítico dos alunos, inserindo-os no tema proposto pelo projeto.

Você também pode gostar

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com