Cultura

Casa de Memória recebe projeto de revitalização

TIMÓTEO – A Câmara de Timóteo está realizando um trabalho de revitalização da Casa de Memória e Pesquisa do Legislativo de Timóteo. Na quinta-feira (12), parlamentares estiveram no museu para prestigiar parte do trabalho que já está sendo realizado.

O presidente da Câmara, Luiz Perdigão, afirmou que o projeto é de extrema importância para o município. “Acho esta iniciativa muito bacana, pois resgata a identidade de Timóteo, assim as pessoas têm a oportunidade de ver a nossa história contada através das memórias dos moradores antigos”.

O projeto é de autoria de Rita de Cássia Paiva Xavier, historiadora, que já realizou trabalho semelhante na cidade de Campinas, em São Paulo, no Instituto de Saúde Integrada, resgatando a história da cidade desde a fundação até os tempos atuais. Feito isto, Rita retornou para Timóteo, sua cidade natal e encontrou aqui uma oportunidade de fazer o mesmo trabalho. Segundo a historiadora “o trabalho consiste na revitalização das peças do museu e no reconhecimento dos acontecimentos registrados nas memórias das famílias pioneiras da cidade, reunidos no local”.

A iniciativa já mostra resultados, de acordo com Rita. “Mesmo com o trabalho de revitalização ainda em andamento, o número de visitantes do museu vem aumentando. A ideia é, ao final de tudo, regatar as histórias e casos antigos e fazer um grande evento, convidando a comunidade a conhecer  o museu e as histórias que tem para contar”, relata.

A pequena Maria Luíza Gomes, de 7 anos, aproveitou e fez sua primeira visita à Casa de Memória. Gostou de tudo o que viu, andou bastante pela casa, mas se encantou mesmo pela exposição de monóculos de fotos suspensos. “Eu achei muito legal todas as imagens e as coisas antigas que mostravam”, disse.

Você também pode gostar

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com