Cidades

Cartão de Todos será importado pela Colômbia

IPATINGA – Em um período em que o Brasil importa médicos de Cuba, o Vale do Aço será modelo de atendimento ambulatorial na Colômbia, país da América do Sul que mais apresentou mudanças estruturais no setor de saúde nos últimos anos.

A prevenção e o tratamento de possíveis problemas de saúde por meio de consultas e exames a baixo custo chamou a atenção das autoridades colombianas e, em breve, serão abertas 48 unidades do Cartão de Todos naquele país. Os estudos já estão bem avançados.

O Cartão de Todos, criado há 12 anos em Ipatinga, atende quase 1 milhão de famílias em vários estados como Minas Gerais, São Paulo, Espírito Santo, Ceará, Rio de Janeiro e Rio Grande do Sul. O modelo de atendimento vem chamando a atenção de lideranças de outros países. Além da Colômbia, Angola já estuda formas de contar com o Cartão de Todos.

Feliz com a receptividade da população em relação ao projeto e agora com o reconhecimento de outros países, o presidente do Cartão de Todos, Altair Vilar, contou que já esteve na Colômbia e a previsão é de que as primeiras unidades comecem a ser instaladas ainda no segundo semestre de 2014. O estudo de viabilidade técnica está adiantado e todos os trâmites necessários serão acompanhados pelo Ministério da Saúde, Juizado Especial, Conselho Federal de Medicina, Procuradoria Geral e Defesa do Consumidor.

VISITA
Nos dias 27 e 28 será dado mais um passo para esta parceria entre Brasil e Colômbia. Estará em Ipatinga o médico colombiano Luís Carlos Guerrero, pós-graduado em administração de saúde, com experiência em diversas especialidades médicas e atuação em órgãos públicos e privados. Ele visitará a sede do Cartão de Todos no Vale do Aço, no bairro Bethânia, em Ipatinga, para consolidar o modelo que será implantado em seu país. No dia 28, Luís Carlos Guerrero estará à disposição da imprensa na Câmara Municipal.

O médico antecipou a grandiosidade do projeto para a Colômbia, que convive com situações similares do Brasil na área de saúde, principalmente em relação à dificuldade no atendimento ambulatorial. Em sua avaliação, esta parceria poderá contribuir com o país na disponibilização de saúde, educação e lazer de qualidade por um preço acessível. O Cartão de Todos oferece preço fixo para consultas médicas, exames laboratoriais, odontologia, farmácias, faculdades, cursos técnicos, hotéis, pousadas e academias. O projeto, a exemplo do Brasil, atenderá o interesse das famílias menos favorecidas.

De acordo com o presidente do Cartão de Todos, Altair Villar, caso um brasileiro esteja na Colômbia, ele também terá direito ao mesmo atendimento. Além da extensão do benefício e a oportunidade de contribuir para a saúde das pessoas, Vilar espera que a parceria com a Colômbia possa contribuir para troca de experiências entre as partes no desenvolvimento de estratégias que gerem bons resultados na melhoria da qualidade de vida.

Você também pode gostar

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com