Cidades

Carros encalham em montadoras e prejudicam produção da Usiminas

Segundo a Anfavea, mais de 404 mil veículos estão estocados nas montadoras e revendedoras do país
(Agência Estado)

IPATINGA – O mercado de automóveis, que representa 33% das vendas da Usiminas, vem apresentando um desempenho abaixo do esperado no acumulado do ano. Entre janeiro e setembro de 2014, a produção de veículos teve queda de 16,8% se comparada ao mesmo período do ano passado. Em termos de comercialização, o recuo ultrapassa os 9%.

Segundo dados divulgados pela Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea), cerca de 404,5 mil veículos estão estocados nos pátios de montadoras e revendedoras do Brasil, o maior estoque dos últimos dez meses.

O número ultrapassa em 103,7 mil o volume produzido no mês de setembro, que foi de 300,8 mil unidades. Em entrevista ao jornal Estado de São Paulo, o presidente da Anfavea, Luiz Moan, disse que a retração do mercado leva ao alto estoque e o recurso é aumentar as vendas ou reduzir a produção.

Frente a este cenário, de excesso de estoques e vendas abaixo do esperado, as empresas do setor continuam adotando medidas como férias coletivas e programas de demissão voluntária, além de dispensa de empregados. Até setembro, cerca de 9,2 mil vagas foram fechadas somente este ano.

Efeito dominó
Um dos primeiros mercados a sentir os impactos do cenário automotivo, o setor de peças e componentes de veículos acumula uma queda de 13,5% no faturamento real entre janeiro e agosto de 2014. Os dados, divulgados em 8 de outubro pelo Sindicato Nacional da Indústria de Componentes para Veículos Automotores (Sindipeças) e a Associação Brasileira da Indústria de Autopeças (Abipeças), mostram que a comercialização para o segmento de montadoras, responsável por mais de 70% das vendas, caiu 17,2% no período.

Segundo o Sindipeças, o volume de empregos gerados no mercado recuou 4,25% no acumulado até agosto, quando comparado ao mesmo período do ano passado. Em Minas Gerais, o índice de emprego no setor de autopeças registra queda desde novembro de 2013. Só em agosto houve um recuo de 15% no número de vagas, em relação ao mês anterior.

Você também pode gostar

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com