Cidades

Capacidade ociosa da produção de aço chega a 48,9 milhões de t.

IPATINGA – O Instituto Aço Brasil (IABr) prevê que a produção de aço bruto no Brasil deva ficar estagnada em relação a 2012. A entidade, que congrega as principais siderúrgicas do País, estima que serão produzidas 34,5 milhões de toneladas neste ano. Considerando que o parque brasileiro tem capacidade para produzir 48,9 milhões de toneladas de aço, o nível de ociosidade da siderurgia brasileira deve ficar em 14,4 milhões de t. Este número equivale à capacidade de produção anual de aproximadamente três usinas da Usiminas, em Ipatinga, somadas.

EXCESSO
Para o IABr, uma vez que diversos países ainda sofrem os efeitos da crise econômica mundial e que há excesso de 600 milhões de toneladas de aço no mercado internacional, a solução para a indústria brasileira do aço está no crescimento do mercado doméstico. Para tal, segundo a entidade, é preciso que sejam concretizados os investimentos em infraestrutura e que sejam adotadas medidas efetivas para desonerar os custos de produção dos produtos brasileiros. A carga tributária elevada torna os produtos fabricados no País caros e em condições desfavoráveis para competir com os mesmos produtos fabricados em outros países.

INSPIRAÇÃO

“Acho que o Brasil deve se inspirar nos Estados Unidos, que são a economia mais aberta que existe. Lá, existe o Buy American (Compre América), em que todo empreendimento construído com financiamento público dever ter uma parcela de conteúdo nacional. Precisamos ter um Buy Brazilian (Compre Brasil). É inadmissível, por exemplo, que quatro estádios da Copa do Mundo – em Manaus, Porto Alegre, Salvador e Fortaleza – consumam mais de 13 mil toneladas de aço importado. Em resumo, o Brasil precisa responder para si mesmo: queremos ter uma indústria de base forte ou não?”, questiona Marco Polo de Mello Lopes, presidente do IABr.

As importações de produtos siderúrgicos deverão ser de 3,8 milhões de toneladas em 2013, queda de apenas 0,5% em relação a 2012. A previsão anterior do Instituto Aço Brasil era de que cairiam 14,4% este ano. Já as importações indiretas de aço (contido em bens como máquinas e veículos automotores) também aumentaram (17,4%) e alcançaram 4,7 milhões de toneladas de janeiro a outubro de 2013. Devem fechar o ano em 5,7 milhões de toneladas, um recorde.

Você também pode gostar

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com