Cidades

Cantineiras aprendem novas receitas na merenda

IPATINGA – Cerca de 50 auxiliares de serviços de cantina de 36 escolas municipais de Ipatinga participam, nesta semana (de 16 a 19), de um treinamento sobre a prática de receitas que incluem maior variedade de legumes e verduras na merenda escolar. Realizada pela Prefeitura de Ipatinga, a capacitação apresentou aos participantes 26 novas receitas de tortas e sucos.

“Selecionamos as receitas que as cantineiras têm maior dificuldade de preparar, que envolvem alimentos como couve, repolho, moranga, chuchu. Estes legumes foram incluídos em tortas e sanduíches e possuem altos teores de vitaminas e minerais. As receitas atendem a preconizações do Ministério da Saúde e do Fundo Nacional do Desenvolvimento da Educação (FNDE)”, explica a nutricionista do Setor Municipal de Alimentação Escolar da Prefeitura de Ipatinga, Ana Carolina de Mello Cruz.

ATO DE AMOR
Quem esteve atenta à prática das novas receitas foi a auxiliar de serviços de cantina Almerinda Mendes, 43 anos, que está na rede de ensino de Ipatinga há cinco meses, na cantina da Escola Municipal João Reis de Souza, no Limoeiro. “Preparar alimento para crianças é um ato de amor. Hoje estou aprendendo uma nova forma de trabalhar e fazer com que elas aceitem melhor os alimentos nutritivos”, assinala.

Como forma de valorizar as profissionais que buscam formas criativas de preparar a merenda escolar, o Setor Municipal de Alimentação Escolar da Prefeitura de Ipatinga convidou três cantineiras para ministrar o treinamento às auxiliares de cantina da rede municipal.

CARINHO
Há quase cinco anos atuando na cantina da Escola Municipal Chirlene Cristina Pereira, Maria da Penha de Araújo Alves de Oliveira, de 45 anos, está entre as ministrantes da capacitação. A cantineira cria rimas, conta histórias e brinca com os alunos na hora de oferecer às crianças as merendas com hortifrutis.

“O objetivo não é só entrar para a cantina e cozinhar. A partir do momento em que estamos preparando os alimentos, é preciso fazer tudo com muito carinho e dedicação. Temos que tornar a merenda atrativa e incentivá-los a comer. É muito gratificante quando uma criança experimenta alimentos saudáveis e passa a pedir dizendo que gosta daquilo que antes rejeitava”, enfatiza.

Você também pode gostar

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com