Cultura

Cantata de Natal emociona público no Parque Ipanema

IPATINGA – “Foi uma noite emocionante e o sucesso veio da perseverança de todas as professoras e crianças envolvidas neste lindo espetáculo.” Com estas palavras, Adriana Oliveira, 39 anos, mãe da aluna da rede municipal, Gabriela Oliveira, definiu a “Cantata Natal Brasileiro”, apresentada na noite de terça-feira (15), no Parque Ipanema.

O evento lotou o gramado do Parque com familiares, amigos e populares que prestigiaram as apresentações de coral, teatro e banda durante a cantata, realizadas com a participação de mais de 500 alunos da rede municipal de ensino. “Foram cerca de quatro meses de ensaios para fazer bonito aqui. Da compra dos instrumentos até o ensaio geral, o clima foi de muita expectativa, mas valeu a pena”, relembrou Gabriela que, além de levar a mãe Adriana, também motivou tios, primos, irmãos e a madrinha para assistirem ao evento.

FRUTOS

“É uma alegria enorme ver que toda a mudança que a Administração Municipal está propondo na Educação da rede pública de Ipatinga está gerando frutos como este. Só temos de agradecer aos profissionais envolvidos, aos alunos participantes e, principalmente, aos familiares de nossos estudantes pela confiança neste projeto que propõe o desenvolvimento integral dos alunos”, agradeceu a secretária municipal de Educação, Leida Tavares.

A primeira cantata natalina da Secretaria Municipal de Educação foi realizada pela Prefeitura de Ipatinga, com o tema “Natal Brasileiro”. O espetáculo contou a história do nascimento de Jesus Cristo por meio das tradições culturais do país. A peça tem autoria de Ana Luiza de Geus e Ismael Scheffer e contou com arranjos musicais do músico ipatinguense Rubim do Bandolim. Toda a coordenação ficou sob a responsabilidade da equipe de educadores da Educação Integral, que mais uma vez conseguiu surpreender os pais de alunos presentes.

“A Educação Integral está unindo as escolas. Hoje pudemos constatar que o trabalho desenvolvido em todas as unidades da rede municipal é o mesmo e que os filhos são muito bem atendidos”, avaliou Walgia Gonçalves, de 41 anos, mãe da estudante Izabella Cristina, que completou o 9º ano na Escola Municipal Artur Bernardes. “Minha filha fechou os estudos na rede municipal com chave de ouro”, disse a mãe, emocionada.

PREPARAÇÃO
De acordo com a regente do coro infantil, Junia Kobeisse, a cantata é o resultado de três anos de muito trabalho. “Foi um longo caminho até aqui. Começamos em 2013, com aulas e práticas de flauta doce, violão e teoria musical. Em 2014 chegaram os violinos e, agora, temos a banda municipal de sopro da Educação”, detalhou a educadora, que também é coordenadora do projeto E.M. Cantar, da Escola Municipal Márcio Andrade Guerra, no bairro Veneza II. A professora também faz planos para o futuro: “Nosso sonho é que a banda da escola se transforme em uma orquestra”, idealizou.

“Com o apoio da Prefeitura, estamos criando oportunidades para os alunos. Até pouco tempo atrás não era possível imaginar a elaboração de um espetáculo deste porte na rede municipal de ensino”, destacou Ivair Siqueira Silva, educador comunitário também da E. M. Márcio Andrade Guerra.


“Nosso sonho é que nossa banda se transforme em uma orquestra”,
idealiza a regente do coro infantil, Junia Kobeisse

 


O educador comunitário Ivair Siqueira Silva e banda de sopro municipal, que realizou a abertura do event
o

Você também pode gostar

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com