Cultura

Cantata de Natal do Usicultura reúne seis coros de Ipatinga

(Fotos: Grão Fotografia)

IPATINGA – A Associação Coral Usina Intendente Câmara e Associação Coral Fundação São Francisco Xavier reúnem seis coros de Ipatinga para apresentação da tradicional Cantata de Natal do Usicultura, que acontece no dia 12 de dezembro, às 20 horas, no Centro Cultural Usiminas. Participam da apresentação os coros adulto e juvenil Intendente Câmara, Coro Fundação São Francisco Xavier, Coro Gente Nossa, Coro Madrigal Esxultate e Coro Viva Voz.

REPERTÓRIO
Os coros adulto e juvenil Intendente Câmara integram o corpo coral da Associação Coral Usina Intendente Câmara e são regidos pelo maestro Marcelo Melo, que assina a direção artística da Cantata de Natal do Usicultura. O coro adulto está em atividade desde 1994 e o juvenil desde o ano 2000. Participam das atividades desenvolvidas pela Associação como o Encontro de Música Sacra, único evento do gênero realizado no Vale do Aço; Canta Coral – Encontro Nacional de Coros que reúne coros vindos de várias partes do país; e da Cantata de Natal. No currículo do coro adulto participação nas récitas da ópera “La Traviata” de Verdi, do oratório “Te Deum” de Charpentier, da opereta “A Viúva Alegre”, do Réquiem de Mozart e do Réquiem de Gabriel Fauré. Já o coro juvenil participou de vários encontros e foi o único representante mineiro no Encontro Internacional de Corais de Cabo Frio realizado no Rio de Janeiro, em 2007.

CORO DA FSFX
Já o Coro Fundação São Francisco Xavier está em atividade desde 2001. É formado por colaboradores da Fundação São Francisco Xavier e Usisaúde. Durante o ano desenvolve os projetos “Doutores da Música”, que tem como objetivo levar o canto coral ao ambiente hospitalar, promovendo momentos de descontração e resgate da auto-estima dos pacientes, acompanhantes e funcionários; a “Semana da Música” que tem como proposta identificar talentos junto aos colaboradores da Fundação São Francisco Xavier e realizar apresentações em suas unidades; o “Concerto de Inverno” que tem repertório composto por pérolas da Música Popular Brasileira e a “Cantata de Natal” realizada nas dependências do Hospital Márcio Cunha e Jardins do Centro Cultural Usiminas. O coro é regido pelo Maestro Melquisedequi Rodrigues.

MADRIGAL EXSULTATE
O Madrigal Exsultate foi fundado em 2002. Possui um repertório eclético, que vai do clássico à música contemporânea. Em seu currículo apresentações em importantes eventos da região, como o Canta Coral, Encontro Regional de Coros e Encontro de Música Sacra. É regido pelo Maestro Melquisedequi Rodrigues Araújo, fundador da Orquestra de Jazz do Vale do Aço; do Coro Infanto-Juvenil da Associação Coral Usina Intendente Câmara e do Madrigal Exsultate.

GENTE NOSSA
O Coro Gente Nossa está em atividade desde 1990. Desenvolve atividades voltadas para a divulgação do canto coral como as apresentações do “Canto Solidário”, realizadas em hospitais da região, “Cantando nas Escolas” e “Encontro Regional de Coros”, que é realizado desde 2003 e possibilita a apresentação de coros da região Metropolitana do Vale do Aço, para divulgação do trabalho desenvolvido pelos mesmos. O coro é regido pelo Maestro Osmar Marciano Alves.

VIVA VOZ

O Coro Infantojuvenil Viva Voz foi fundado em agosto de 1998 com objetivo de divulgar e ao mesmo tempo oferecer a seus integrantes atividades culturais, colaborando assim na sua formação social e intelectual. Vem participando de importantes eventos voltados para o Canto Coral como: Minas Cantat, Festival Internacional de Coros de Juiz de Fora, Encontro de Corais de Além Paraíba, Encontro Nacional de Coros do ES, dentre outros. É regido pelo maestro Osmar Marciano Alves formado em regência e técnica vocal pelo Instituto Metodistas de Ensino Superior e Faculdade Santa Marcelina no Seminário Santo Antônio, em São Paulo.

SERVIÇO
A Cantata de Natal do Usicultura é patrocinada pela Usiminas e Viação Presidente. Conta com apoio do Usicultura, Usisaúde e Fundação São Francisco Xavier.
O incentivo é do Governo de Minas Gerais por meio da Lei Estadual de Incentivo à Cultura. A realização é da Associação Coral Usina Intendente Câmara e Associação Coral Fundação São Francisco Xavier. Ingressos para o evento encontram-se à venda na bilheteria do teatro a R$ 2,00 inteira e R$ 1,00 meia-entrada, estendida a professores, estudantes, menores de 18 e maiores de 60. Informações (31) 3822-3031.
Contatos: Marilda Lyra – Produção e Assessoria de Imprensa (31) 8888 1041.


Coros adulto e juvenil Intendente Câmara integram o corpo coral da Associação Coral Usina Intendente
Câmara e são regidos pelo maestro Marcelo Melo

 

 

Você também pode gostar

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com