Cidades

Campanha vai arrecadar materiais para construir banheiros no Ceresp

Gilberto Bernardo disse que presos irão trabalhar na construção dos banheiros     (Crédito: ACS/PMI)

IPATINGA – O Conselho da Comarca anunciou nesta quarta-feira (6) que dará início a uma campanha de arrecadação de materiais para a construção de dois banheiros – um masculino e outro feminino – em uma área anexa ao Centro de Remanejamento de Presos (Ceresp), para a utilização por parte dos visitantes.

Segundo Gilberto Bernardo Barreto, presidente do Conselho, não existem banheiros para quem visita os presos do Centro e muitos utilizam o matagal próximo ao Ceresp para fazerem suas necessidades. As visitas na unidade prisional acontecem todos os sábados e domingos e, em cada dia, uma média de 50 pessoas passa pelo local. Além de banheiros, também não existe um bebedouro para os visitantes.

Gilberto explicou que o Conselho já possui o projeto de construção dos banheiros há cerca de um ano e meio, bem como a mão-de-obra para execução – os próprios presos serão responsáveis pelos trabalhos. A direção do Ceresp também já autorizou a obra. No entanto, existe a necessidade dos materiais.

A campanha será feita em parceria com o Conselho Municipal da Mulher e terá o apoio da vereadora Lene Teixeira (PT), presidente da Comissão Permanente de Saúde da Câmara Municipal de Ipatinga, que visitou a unidade na última sexta-feira (6). “Após fazer a inspeção no Ceresp e observar as já conhecidas condições precárias em que os presos se encontram, decidimos tomar uma medida emergencial para minimizar o sofrimento dos familiares dos detidos. É o que está ao nosso alcance neste momento”, afirmou a vereadora.

Serão necessários materiais de alvenaria e de construção para levantar os dois banheiros. As doações poderão ser feitas na própria sede do Conselho da Comarca, situada à rua Campinas, 105, no bairro Veneza. Outras informações podem ser obtidas por meio do telefone 3829-8435 ou pelo email sentenciadosccci@yahoo.com.br.

MULHERES E ÔNIBUS
Apoiador da campanha, o Conselho da Mulher também tem buscado elaborar iniciativas voltadas para as presas do Ceresp. A coordenadora de programas de apoio ao sentenciado do Conselho, Roseli Aires, informou que a precariedade também se estende à ala feminina da instituição. Atualmente, 35 mulheres dividem a única cela feminina do Ceresp, um espaço de cerca de 6×2 metros. O espaço já chegou a ser ocupado por mais de 70 presas.

Em maio do ano passado, a situação das mulheres no Ceresp preocupou as autoridades por causa da morte de duas detentas, vítimas de uma infecção. Esta semana, em comemoração ao Dia Internacional da Mulher, uma pequena confraternização será organizada pelo Conselho na unidade prisional.

Outra questão defendida pelos dois Conselhos é a adequação das linhas de ônibus que vão para o bairro Cidade Nova, mas não alcançam o Ceresp. Gilberto Bernardo contou que, em meados do ano passado, enviou um ofício à Univale, empresa responsável pela linha que faz o transporte até o bairro, pedindo que os carros da empresa chegassem até o Centro. A companhia respondeu que não havia um espaço para o retorno dos ônibus, mas havia um local onde este retorno poderia ser feito: um terreno pertencente à Usiminas. Atualmente, o Conselho da Comarca vem trabalhando na elaboração de um projeto a ser apresentado às empresas para tentar fazer com que as visitas tenham uma alternativa para chegarem ao Ceresp.

Você também pode gostar

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com