Cidades

Campanha “Novembro Azul” prossegue em Timóteo

Entre as ações, palestras, rodas de conversa e vídeo institucional

A Secretaria de Saúde e Qualidade de Vida, por meio da Gerência de Atenção Primária, prossegue com as ações direcionadas à promoção da saúde dos homens dentro da campanha “Novembro Azul”, alusiva à prevenção do câncer de próstata. Realizadas pelas equipes de Saúde da Família e unidades básicas de saúde, as atividades incluem a apresentação de vídeo institucional, palestras, rodas de conversa e ofertas dos exames de PSA (antígeno prostático específico) e PSA Total.

Além das ações diferenciadas, as unidades de saúde estarão orientando os usuários sobre os cuidados com a saúde dos homens e a importância do exame preventivo para detecção precoce do câncer de próstata e, desta forma, aumentar as chances de ter um tratamento mais eficaz contra a doença. Boa parte das ações diferenciadas acontecem nesta semana, conforme a programação divulgada pela Gerência de Atenção Primária.

Ações

Nesta quarta-feira (17), foram realizadas rodas de conversa sobre a Saúde do Homem na área da Academia da Saúde do Timotinho e no auditório do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) do Alegre. Na UBS do Timotinho, foi abordado o tema “Saúde do Homem em foco. Questão de Todos!”.

Promovida pela UBS do Alegre, a Roda de Conversa no CRAS contou com palestra motivacional do mágico Bill Morélix, que usa os truques de magica como recurso para a abordagem de temas relevantes. O mágico é um personagem vivenciado pelo médico Arnóbio Félix da rede municipal de saúde.  A Roda de Conversa teve como mediadoras as psicóloga Renata Modesto e a estagiária em psicologia Kátia dos Santos.

Na UBS do Bela Vista,  houve apresentação de vídeio institucional e panfletagem no bairro, além da oferta de testes rápidos que serão realizados durante o mês. Os agentes comunitários de saúde da UBS do Quitandinha também fizeram panfletagem nos bairros próximos do centro de saúde. Além da ação direta com os moradores, a unidade está realizando os exames de testes rápidos para detecção de doenças sexualmente transmissíveis às quartas, com agendamento prévio pelo telefone 3849-5867. Os eventos ocorreram pela manhã.

A UBS do João XXIII promoverá, às 19h, na Igreja Assembleia de Deus, palestra sobre a campanha, acompanhada da apresentação do vídeo institucional, e recebimento de solicitação de exames para os homens na faixa etária do rastreamento, ou seja, com 45 anos ou mais.

Na quinta-feira (18), A UBS do Quitandinha promoverá palestra sobre o “Novembro Azul”, acompanhada de confraternização com sorteio de brindes, enquanto a UBS do Ana Rita fará orientações com os usuários sobre Saúde do Homem na sala de espera pela manhã. Com o tema “Cuidar da Saúde Também é Coisa de Homem”, A Unidade do Saúde do Recanto Verde realizará palestra com a enfermeira Fabiane Arruda, pós-graduada em Saúde da Família, na Igreja Presbiteriana do Recanto Verde, às 20h.

Encerrando a semana de ações, na sexta-feira (19),  a UBS do Primavera apresentará o vídeo institucional sobre o tema e repassará orientações aos usuários na sala de espera, às 07:30.  Às 8h, UBS de Cachoeira do Vale promoverá palestra sobre Saúde do Homem. E a Unidade de Saúde do Limoeiro dará orientações aos usuários na sala de espera pela manhã.  

Você também pode gostar

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com