Cidades

Campanha estimula doadores de sangue

IPATINGA – O município de Ipatinga realiza mais uma campanha de doação de sangue neste sábado. Um posto de coleta da Fundação Hemominas estará funcionando no campus da Unipac Vale do Aço, no bairro Bethânia, de 9:00h às 16:00h para orientar e receber os voluntários à doação. A expectativa é de captar 120 bolsas, volume suficiente para suprir a demanda do Hospital Municipal de Ipatinga por até 45 dias.

Para doar sangue a pessoa tem que ter idade entre 18 e 69 anos, pesar mais de 50 quilos e não ter sofrido hepatite ou doença de Chagas após os 10 anos. É importante também que o voluntário esteja bem alimentado, tenha dormido bem na noite anterior (mínimo de 6 horas) e não tenha ingerido bebida alcoólica 12h antes. Pessoas entre 16 e 18 anos precisam de autorização dos pais ou responsáveis para doar sangue.

Para a doação, é necessário apresentar documento oficial com foto. O procedimento é rápido e seguro. Antes e após a coleta é oferecido um lanche para os doadores. A ação é uma parceria entre Prefeitura de Ipatinga, Unipac Vale do Aço e Fundação Hemominas.

DOE SANGUE
A farmacêutica Monise Silva Fonseca, da agência transfusional do Hospital Municipal de Ipatinga, reforça a importância dessa campanha de doação de sangue. “A necessidade de deslocamento dos doadores dificulta a adesão de voluntários suficientes para cobrir a nossa demanda. Daí a importância desta ação, que é uma oportunidade para sensibilizar, e possibilitar a população a doar sangue”, pontua.

A profissional destaca que qualquer pessoa em bom estado de saúde pode doar sangue. “Pessoas em dietas de emagrecimento, mulheres no período menstrual ou que fazem usam do anticoncepcional também podem doar sangue. São dúvidas comuns e que não impedem a coleta”, esclarece. “O candidato à doação passa por uma avaliação clínica e só doa se estiver com boas condições de saúde. E o próprio organismo se encarrega de repor o sangue colhido”, tranquiliza Monise.

AGÊNCIA TRANSFUSIONAL

A população de Ipatinga conta com o serviço da agência transfusional do Hospital Municipal, responsável por captar e acompanhar voluntários. A coleta é realizada todas as quintas-feiras na unidade da Fundação Hemominas, em Governador Valadares. A Prefeitura de Ipatinga custeia o transporte e alimentação para os voluntários no dia da coleta. Mais informações podem ser obtidas pelos telefones (31) 3828-5653 e 3828-5655.

Você também pode gostar

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com