Cidades

Campanha em respeito à faixa de pedestres é levada para as escolas

IPATINGA – Os alunos da Escola Municipal Zélia Duarte Passos, no bairro Bethânia, tiveram uma aula diferente. Em parceria com a Secretaria Municipal de Educação, agentes de trânsito ligados à Secretaria Municipal de Serviços Urbanos e Meio Ambiente (Sesuma) realizaram uma palestra de conscientização sobre a importância e a correta utilização da faixa de pedestre. A atividade faz parte do cronograma de ações da campanha de trânsito “Com este gesto, dê passagem para a vida”, que começou no dia 28 de junho e se estende até o dia 30 de agosto.

Os agentes levaram para as salas de aula uma réplica de faixa de pedestre, por meio da qual explicaram a forma correta para sinalizar uma travessia segura. A ideia é proporcionar maior segurança aos estudantes e também torná-los multiplicadores da campanha que está sendo desenvolvida pelo Departamento de Trânsito da Prefeitura de Ipatinga em parceria com as Polícias Civil e Militar e o Instituto Raquel Barreto.

EXPLICAÇÕES

“Além de explicarmos a forma correta de atravessar a faixa, fazendo um sinal com uma das mãos, estamos dando outras dicas de trânsito para que todos façam o melhor uso da via. Os estudantes têm muito interesse pelo tema e acabam tirando muitas dúvidas que eles vivenciam no dia-a-dia. E o nosso trabalho é esclarecer todas as questões para que eles possam estar disseminando as orientações da forma correta”, disse Talysson Gonçalves Ferreira.

O diretor da escola, Nelson Rodrigues de Souza, acompanhou de perto o trabalho. “É muito importante alertar as crianças, desde cedo, quanto à forma correta de usar as vias de trânsito. Porque muitas vezes as pessoas cometem infração por não saberem. Nossa expectativa é de que as próprias crianças ajudem a conscientizar os adultos”, pontuou.

CURIOSIDADE

Os olhinhos dos pequenos ficaram bem atentos a cada explicação. Um a um eles foram atravessando a faixa, participando da simulação da forma como propõe a campanha. “O sinal com a minha mão indica para o motorista que quero atravessar”, disse Júlia, de oito anos de idade, mostrando que realmente entendeu o que foi explicado pelos agentes.

CRONOGRAMA

Nesta quarta-feira (10), a palestra dos agentes será na Escola Municipal Nelcina Rosa de Jesus, no bairro Veneza. Acontece também um trabalho educativo no entorno do educandário, de 9h15 às 11h30. Paralelamente, haverá outra palestra na Escola Municipal Benvinda Moreira Pacheco, no bairro Caravelas, e trabalho educativo no entorno do estabelecimento, de 9h15 às 11h30 e depois de 15h15 às 17h.

Na quinta-feira (11), a palestra será na Escola Municipal Carlos Drummond de Andrade, no bairro Ideal, de 9h15 às 11h, e na sexta-feira (12) a programação será uma blitz na avenida Galileia, no bairro Canaãzinho, próximo ao número 388, de 9h às 10h.

“Os nossos jovens são nossos futuros motoristas e são eles que levam a mensagem de respeito à faixa de pedestre que agora é lei dentro do município de Ipatinga”, comentou Tayrone Lagares, diretor do Departamento de Trânsito.

Você também pode gostar

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com