Cidades

Campanha contra a pólio vai até 5 de julho

Vacina está disponível nas 16 unidades da rede municipal

IPATINGA – A poliomielite não tem cura e a vacina é a única forma de proteger as crianças contra a doença, que está erradicada no Brasil há 24 anos. Para garantir a prevenção continuada contra esse mal, foi lançada uma campanha nacional de vacinação, no início de junho.

Em todo país, nenhum município ainda conseguiu alcançar a meta da campanha, que é vacinar 95% do público alvo. Em Ipatinga, até agora, mais de 2 mil crianças ipatinguenses menores de cinco anos ainda não foram imunizadas, o que representa 81% do total de 15 mil crianças para serem vacinadas. Com objetivo de assegurar acesso ampliado à vacina, a
Secretaria Municipal de Saúde prorrogou a campanha até a primeira sexta-feira do mês de julho (05).

A vacina continua disponível nas 16 unidades da rede municipal de Ipatinga que dispõem de sala de vacinação, de 8h às 17h, e também no ambulatório do Shopping do Vale do Aço, de 10h30 às 21h30. É necessário que os pais levem a caderneta de vacinação dos filhos para atualização. Até a última sexta-feira (21/06), segundo levantamento da Secretaria Municipal de Saúde, 12.178 doses da vacina anti-pólio já havia sido aplicadas em crianças de Ipatinga.

A vacina é segura, protege contra os três sorotipos do poliovírus 1, 2 e 3, e é recomendada mesmo para as crianças que estejam com tosse, gripe, coriza, rinite ou diarreia. A eficácia da imunização é em torno de 90% a 95%. A vacinação é importante porque permite que seja estabelecida a proteção coletiva por meio da disseminação do vírus vacinal no meio ambiente.

Você também pode gostar

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com