Cidades

Campanha busca repor estoques de sangue

Tipos mais necessitados são O positivo e O negativo, para garantir estoques durante período crítico

IPATINGA – Em meio aos dias de descanso e feriados prolongados, os estoques de sangue enfrentam uma significativa redução, agravada pelas internações do grande número de pacientes em tratamento de doenças como dengue e chikungunya. Segundo a agência transfusional do Hospital Municipal de Ipatinga, a queda atingiu 50% no número de doadores nesses períodos do ano.

Diante dessa realidade, a Prefeitura de Ipatinga e a Fundação Hemominas uniram esforços, fazendo um apelo à comunidade para a doação de sangue, destacando a necessidade, principalmente, dos tipos O positivo e O negativo.

TRANSPORTE E ALIMENTAÇÃO

A Prefeitura de Ipatinga assegura apoio logístico aos voluntários interessados em contribuir com a nobre causa. O transporte e a alimentação são custeados pelo município no dia da coleta, que ocorre semanalmente, às quintas-feiras, na sede da Hemominas em Governador Valadares. O cadastro de novos voluntários está disponível diariamente, incluindo finais de semana, na Agência Transfusional do Hospital Municipal.

QUEM PODE DOAR

A doação de sangue é aberta a qualquer pessoa saudável, com peso acima de 51 quilos e idade entre 16 e 69 anos. Menores de idade necessitam de autorização dos pais, enquanto aqueles acima de 60 anos devem ter doado sangue pelo menos uma vez anteriormente. O intervalo entre as doações é de 60 dias para homens e 90 dias para mulheres. Alguns impedimentos temporários incluem gripe ou resfriado, vacinas recentes e o uso de determinados medicamentos.

Você também pode gostar

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com