Cidades

Campanha busca reduzir atropelamentos de animais

O Cebus, na Usipa, frequentemente presta socorro a animais e aves atropeladas em estradas da região
(Crédito: Divulgação/Usipa)

IPATINGA – Amanhã, dia 15, será realizada uma das maiores campanhas de proteção da vida silvestre no brasil. Nesta data, acontece o “Dia Nacional de Urubuzar”, quando dezenas de instituições desenvolverão atividades para divulgar o Sistema Urubu, um aplicativo que foi desenvolvido para auxiliar na proteção dos animais vítimas de atropelamentos. O evento envolverá 112 pontos focais em todo o Brasil.

O Centro de Biodiversidade da USIPA (Cebus) participa dessa campanha, com a distribuição de folders e adesivos para divulgar o problema do atropelamento da fauna selvagem no Brasil e mostrar que muitas pessoas podem colaborar na redução deste impacto, utilizando o Sistema Urubu.

O atropelamento é uma ameaça séria para fauna brasileira. Milhões de animais são atropelados a cada ano nas estradas brasileiras e muitos deles são de espécies ameaçadas.

O Sistema Urubu é um aplicativo de celular que permite a qualquer cidadão contribuir com a conservação, protegendo animais silvestres de atropelamentos. Ele está disponível gratuitamente para plataformas Android e iOS. Seu uso é muito simples: encontrando um animal atropelado, a pessoa tira uma foto usando o aplicativo que a envia para o Centro Brasileiro de Estudos em Ecologia de Estradas (CBEE), havendo conexão com internet, naturalmente. No CBBE, os dados recebidos passam por análises para definição dos pontos vulneráveis nas estradas e propor mudanças visando reduzir os atropelamentos.

O sistema é pioneiro no Brasil e faz parte de uma nova geração de ações conservacionistas. Cada pessoa, tendo este aplicativo em mãos, tem o poder de fazer a diferença. Quanto mais pessoas para “urubuzar”, mais exatos são os dados e as medidas que podem ser tomadas. Assim cria-se uma rede em que as atividades têm um impacto real na proteção dos animais silvestres.

A iniciativa da campanha nacional é da Sociedade de Zoológicos e Aquários do Brasil (SZB) e do Parque das Aves em Foz do Iguaçu, que se juntaram ao CBEE para difundir a utilização do Sistema Urubu. A campanha envolve mais de 100 instituições, que estarão realizando ações simultâneas, buscando conscientizar o público sobre o impacto dos atropelamentos na biodiversidade.

ATROPELADOS

Dados do CBEE mostram que todos os anos mais de 450 milhões de animais selvagens são atropelados nas estradas brasileiras. A maior parte é constituída por animais pequenos – 390 milhões de sapos, pererecas, cobras, roedores, pássaros e outras aves. Os acidentes com bichos de médio porte somam 55 milhões (gambás, furões, jaritatacas, lebres, jiboias, jabutis, macacos, tatus e aves maiores, como anu-branco, pombas, corujas e gaviões).

“Anualmente mais de cinco milhões de animais de grande porte, entre antas, capivaras, cachorros-do-mato, gatos-do-mato, lobos-guará, onças, veados morrem nas estradas brasileiras”, afirma Alex Bager, coordenador do CBEE.

Ainda segundo o pesquisador, os atropelamentos acontecem em rodovias, estradas e ferrovias, sendo impossível a presença de pesquisadores em todas as áreas onde os casos acontecem. Pensando nisso, o CBEE idealizou o Sistema Urubu, onde qualquer pessoa pode colaborar com informações e reduzir o impacto das rodovias na biodiversidade brasileira.

O Sistema Urubu é constituído por três partes: o aplicativo Urubu Mobile coleta os dados, a plataforma Urubu Web faz a gestão de dados e o Urubu Map fica disponível para que as pessoas vejam as informações no mapa.

O diferencial do sistema é que os usuários não precisam ser especialistas, pois todas as fotos serão validadas por uma equipe de pesquisadores de todo o Brasil. Segundo Alex Bager, esta é uma forma de obter um mapeamento confiável para uso no planejamento, gestão e desenvolvimento de políticas públicas.
Com o Dia Nacional de Urubuzar esperamos passar de 3.5 mil pessoas cadastradas para mais de 10 mil.

Você também pode gostar

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com