Cidades

Campanha busca arrecadação para reforma total de Capela

IPATINGA – A comunidade católica São Vicente de Paulo começa na próxima semana a distribuição de panfletos para arrecadar fundos para a reforma da Capela do Ipaneminha, uma das igrejas mais antigas do município de Ipatinga.
De acordo com padre Enésio Pinheiro, um projeto emergencial para escorar a estrutura que ameaça ceder deveria ter começado ontem. Mas, em função do atraso na entrega dos materiais, a empreitada ficou para a próxima semana.
“A nossa intenção é promover toda a restauração da Capela com base no projeto que nos foi prometido pela Unileste. Para isso, preparamos uma campanha com outdoor pela cidade e a distribuição de folhetos. Pode ser contribuição em espécie. Quem não puder depositar, vamos buscar”, disse o pároco.
Padre Pinheiro observou que a responsabilidade com o patrimônio público não é apenas do poder público, mas também da sociedade como um todo. Ele ainda acrescentou que os vicentinos já se empenharam em prol desse trabalho.
A conta para ajuda é no Banco do Brasil, agência 3003-1, conta corrente 35373-6. Mais informações na Paróquia São Pedro, pelo telefone (31) 3822-4259.
Apesar de a campanha para arrecadação de fundos para a recuperação da Capela ter começado, ainda não foram entregues pela universidade os projetos para a restauração.
A igreja é um bem tombado pelo Patrimônio Histórico e Artístico do Município de Ipatinga, por meio do decreto 3.580, de 03 de setembro de 1996. E é de propriedade e guarda da Diocese de Itabira Coronel Fabriciano.

EMERGENCIAL
A Capela do Ipaneminha sofreu com a ação do tempo, e apresenta problemas como a invasão da área, apodrecimento dos esteios e dos suportes de baldrames de madeira. A parte de alvenaria foi alvo da ação de cupins e a pintura está velha.
Outro problema apontado por Padre Pinheiro é a invasão, como a quadra de esportes pelo poder público e moradores próximos, que estão se apossando da área da Igreja São Vicente de Paula.

INTERDIÇÃO
No começo deste ano, a igreja foi interditada depois que o beiral da frente do prédio caiu. Desde então, para chamar a Prefeitura e os demais órgãos estaduais à sua responsabilidade, o pároco protocolou no Conselho Estadual do Patrimônio Público e no Ministério Público um documento apontando os principais problemas.
Após vários encontros entre a promotoria, os representantes da Prefeitura e da paróquia, ficou acordado que o Governo Robson (PPS) daria os materiais para as obras da escora. Mas, para o Padre Pinheiro, o projeto elaborado pelos arquitetos Rogério Braga e Kênia Alves irá demandar mais materiais do que o prometido.
“Vão nos fornecer sete sacos de cimento, areia, brita, madeira e telhas. Só que usaram um rascunho que fiz durante uma das audiências na sala do Ministério Público. Quando deveriam ter estimado o material no projeto feito pelos professores e arquitetura do Unileste”, defendeu.

ESCORAMENTO
Em nota, a Prefeitura de Ipatinga informa que, em reunião no mês de junho com representantes do Ministério Publico e da Igreja Católica, proprietária do bem tombado, foi apresentado o projeto de revitalização e ficou definido que a PMI disponibilizaria parte do material para as obras.
A contribuição da PMI destina-se exclusivamente ao escoramento da capela. As licitações para adquirir os materiais necessários estão em andamento, aguardando apenas os trâmites legais para realização da compra.

Você também pode gostar

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com