Cidades

Caminhos do Vale completa 4 anos e chega a 54 cidades

Cerimônia realizada em Ipatinga marcou a entrada de 18 novos municípios na iniciativa que já recuperou mais de 1,4 mil quilômetros de estradas rurais no leste de Minas Gerais

IPATINGA – Diretores e integrantes da equipe responsável pelo programa Mobiliza pelos Caminhos do Vale se reuniram na tarde desta quarta-feira, 13 de março, para a assinatura dos contratos de coparticipação de 54 municípios, sendo 18 novos participantes. A ação marca a comemoração do aniversário de quatro anos do programa, que já beneficiou 1,3 milhão de pessoas em toda a região do Vale do Aço, e é realizada pela Usiminas em parceria com a Associação e Consórcio dos Municípios do Vale do Aço – AMVA / CIMVA.

Prefeitos da região participam do ato de assinatura do termo de convênio com o projeto Caminhos do Vale

Com a chegada dos novos municípios, a iniciativa começa a ser aplicada fora da região de origem e mostra potencial para crescer e agregar mais ações em um grande guarda-chuva de cooperação entre empresa, poder público e comunidades. “O programa cresceu mostrando resultados visíveis e mudando a realidade das pessoas de diversas comunidades rurais. E o que foi pensado como uma contrapartida se tornou um programa independente, o ‘Todos pela Água’, que vem ganhado visibilidade e se tornando uma ação de grande impacto para a sociedade”, avalia Túlio Chipolleti, vice-presidente Industrial da Usiminas.

REESTRUTURAÇÃO

E foi em razão desse crescimento das ações sociais e ambientais, ligadas ao Caminhos do Vale, que a Usiminas decidiu reestruturar sua forma de atuação socioambiental e agrupar as diversas iniciativas em um eixo chamado Mobiliza. “Dessa maneira, organizamos as ações de modo independente para facilitar o desenvolvimento e, ao mesmo tempo, garantimos uma unidade em busca dos objetivos definidos pela empresa”, conta o vice-presidente.

Em quatro anos, o Mobiliza pelos Caminhos do Vale apresentou, entre outros resultados, a recuperação de mais de 1,4 mil quilômetros de estradas rurais e outros 80 quilômetros de vias urbanas em 36 municípios. O trabalho nas estradas é realizado utilizando o agregado siderúrgico – coproduto resultante da fabricação do aço – especialmente tratado para esse fim. Como contrapartida à doação do material pela Usiminas, as cidades participantes realizam a recuperação de nascentes e outras iniciativas socioambientais, com a participação das comunidades diretamente beneficiadas e também estudantes da rede pública de ensino. O resultado é a identificação, revitalização e proteção de quase 1.500 nascentes. No âmbito do programa Todos pela Água, a Usiminas contratou o Instituto Interagir, especializado no tema, para realizar a gestão das nascentes e capacitar as prefeituras parceiras.

COMUNIDADES

O presidente da Amva/Cimva e prefeito de Entre Folhas, Ailton Silveira, ressaltou que o programa melhorou sensivelmente estradas rurais. Ele considera o “Caminhos do Vale” um dos programas mais importantes para a região, com reflexo na integração das comunidades, no atendimento da saúde, segurança e limpeza pública rurais, regularidade das aulas e escoamento da produção. “A Usiminas, mais uma vez, mostra sensibilidade ao nos ajudar a resolver um problema que parecia não ter solução. A interrupção das aulas, por exemplo, é coisa do passado. Por isso, não abrimos mão desta parceria”, disse Silveira.

Para 2019, a expectativa é distribuir cerca de 900 mil toneladas de agregado siderúrgico para a pavimentação de aproximadamente 650 quilômetros de estradas.

Resultados

.  1,8 milhão de toneladas de agregado siderúrgico aplicados

.  1,3 milhão de pessoas beneficiadas

.  1.417 km de estradas rurais recuperadas

.  80 km de vias urbanas recuperadas

.  72 mil viagens de caminhões 25t

.  54 municípios participantes no Leste Mineiro

.  1.445 nascentes em processo de recuperação

.  572.700 mudas plantadas (média de 396/nascente)

.  141.960 mourões utilizados

.  425.880 metros de arame fixados

Cidades participantes

1.    Açucena

2.    Águas Formosas

3.    Alvinópolis

4.    Antônio Dias

5.    Belo Oriente

6.    Bom Jesus do Galho – Revés

7.    Braúnas

8.    Bugre

9.    Caratinga

10. Coimbra

11. Coronel Fabriciano

12. Córrego Novo

13. Dionísio

14. Dom Cavati

15. Dores de Guanhães

16. Engenheiro Caldas

17. Entre Folhas

18. Governador Valadares

19. Inhapim

20. Ipaba

21. Ipatinga

22. Itambacuri

23. Itanhomi

24. Jaguaraçu

25. Jenipapo de Minas

26. Joanésia

27. Ladainha

28. Malacacheta

29. Manhuaçu

30. Manhumirim

31. Marliéria

32. Mesquita

33. Naque

34. Nova Era

35. Periquito

36. Piedade de Caratinga

37. Pingo D’agua

38. Poté

39. Santa Rita de Minas

40. Santana do Paraíso

41. São Domingos das Dores

42. São Domingos do Prata

43. São Geraldo da Piedade

44. São João do Oriente

45. São José da Safira

46. São José do Goiabal

47. Sem Peixe

48. Sobrália

49. Taipé

50. Tarumirim

51. Timóteo

52. Ubaporanga

53. Vargem Alegre

54. Vermelho Novo

Você também pode gostar

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com