Cidades

Caminho de Dom Helvécio aguarda apoio da Petrobras

(Crédito: Nilton Barreto)

 

FABRICIANO – Aguardando resultado do PPC Seleção Pública de projetos, da Petrobras, o projeto Caminho de Dom Helvécio da Estrada Real pleiteia recursos da ordem de R$ 800 (oitocentos mil reais), na linha de atuação “Preservação e Memória”. Segundo Nilton Barreto, pesquisador e historiador, “o legado do Bispo Dom Helvécio, objeto de interesse nacional e internacional, constitui-se, de fato, um marco fundamental da história religiosa, cultural, ambiental e da educação do estado de Minas Gerais e do Brasil, além de materializar propostas e ações socioambientais, educativas, culturais e econômicas em um país de dimensão continental”.

PATRIMÔNIO DE FÉ
Nilton destaca que “antes de tudo, constitui-se um patrimônio de fé que resiste ao tempo, necessitando ser compartilhado e colocado permanentemente a serviço da solidariedade”. Fiel ao seu compromisso de conservação da Memória de importantes referências da nossa identidade cultural, regional, e do estado de Minas Gerais, a Fundação de Ecoturismo do Vale do Aço (FUNDEVALE) investe em capital intelectual, recursos e dedicação ao empreendimento de salvaguardar com sistematicidade técnica e determinação política a Memória e os passos de Dom Helvécio, um dos mais importantes líderes do episcopado nacional, empenhado na Reforma Ultramontana da Igreja Católica no Brasil, e artífice da Neocristandade, fatos da história da igreja católica do Brasil, ocorridos na capital, São Luis (MA) e Mariana (MG), no início do século XX.

Conforme Nilton Barreto, a Fundação de Ecoturismo do Vale do Aço, instituição na qual ele atua, realiza inventário, pesquisa, cataloga, registra e transcreve testemunhos, estimulando estudos e cuidando das riquezas daquele tempo, com o firme propósito de enriquecer o registro histórico, agregando-lhe a narrativa dos “homens remanescentes do tempo de Dom Helvécio”.

LUTA
Desde 2010, a Fundevale empreende, em múltiplas frentes, o resgate e a reconstituição de elementos físicos e simbólicos dessa epopeia nacional com iniciativas que contribuem para a salvaguarda da Memória do Bispo Dom Helvécio, constituindo o Complexo Histórico, formado por cinco importantes equipamentos: o Parque Estadual do Rio Doce (PERD), a Romaria Ecológica Diocesana Bispo Dom Helvécio, o Museu de Território e Memorial Dom Helvécio, o Caminho de Dom Helvécio da Estrada Real, e o Prêmio Dom Helvécio de Cultura Turismo e Sustentabilidade. Uma expedição em 2012 percorreu mais de 200 km, saindo da cidade de Jaguaraçu até Mariana. Com participação de profissionais, foi possível conhecer o trajeto, e levantar a altimetria do caminho.

Você também pode gostar

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com