Cidades

“Caminhada da Paz” alerta para o combate à violência

IPATINGA – Nesta sexta-feira (13), em Ipatinga, acontecerá a tradicional “Caminhada da Paz”, alusiva ao Dia Mundial de Combate à Violência contra o Idoso. A passeata começa às 8h, partindo da sede do Movimento da Terceira Idade de Ipatinga (Moti), no bairro Veneza, até a Praça 1º de Maio, no Centro, onde haverá prestação de serviços e orientação jurídica sobre os direitos da pessoa idosa.

A caminhada faz parte da Campanha de Enfrentamento à Violência contra a Pessoa Idosa, organizada pela Prefeitura de Ipatinga, em conjunto com o Conselho Municipal do Idoso de Ipatinga (CMII) e entidades parceiras. O objetivo é conscientizar a população sobre a importância de respeitar os direitos dos idosos e, também, denunciar as diversas formas de violência praticada contra as pessoas acima de 60 anos de idade.
Em Ipatinga, a programação da campanha se estende até a próxima semana.

CASOS
De janeiro de 2013 a maio deste ano foram notificados 133 novos casos de violência contra o idoso praticados em Ipatinga. A maioria das ocorrências é referente a atos de negligência, maus tratos, abandono, agressões física e psicológica, além de extorsão financeira. Somente em 2014 já são 42 registros, contra 91 apurados no ano anterior e quase 10 vezes maior do que o levantado em 2012, quando foram contabilizadas apenas cinco novas denúncias.
O aumento no número de denúncias, segundo a diretora do Departamento de Assistência Social da PMI, Patrícia Silva Dias, é fruto do fortalecimento da rede do Sistema de Garantia de Direitos existente em Ipatinga.

DENÚNCIAS
Em Ipatinga, os casos de violação de direitos da pessoa idosa podem ser denunciados em um dos cinco Centros de Referências de Assistência Social (CRAS) e também no Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS), ou ainda junto ao Conselho Municipal do Idoso, situado na Casa dos Conselhos de Ipatinga (rua Januário, 50, bairro Contigente-Centro). Os casos também podem, e devem, ser relatados ao Disque Denúncia Nacional, o Disque 100, lembrando que o anonimato da denúncia é garantido.

Você também pode gostar

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com