Cultura

Camila Pitanga vai atrás de suas origens para viver personagem

Coreografia de Camila resgata a dança dos orixás

A atriz Camila Pitanga teve que pesquisar a fundo, estudar as tradições africanas e sua influência na idiossincrática cultura brasileira para interpretar a personagem Isabel, em Lado a Lado, uma mulher à frente de seu tempo. Filha de um ex-escravo, Isabel tem que lutar muito para conseguir sua independência, além de enfrentar duros golpes do destino ao tentar viver um grande amor com o barbeiro Zé Maria, vivido por Lázaro Ramos.
“Ela é uma batalhadora, uma mulher de fibra que vai amadurecer com a sua história. Realmente não é bolinho o que ela enfrenta, ela vai se ver muitas vezes sozinha. É admirável a coragem que essa moça tem”, observa Camila.
Nas primeiras cenas da novela, Camila mostrou o que aprendeu com a alegria e a beleza de Isabel dançando os sambas da época. Para isso, ela estudou a tradição africana, como a dança dos orixás. “Como a novela se passa em 1904, essas tradições são muito latentes. Fiz aulas e pesquisei nessa linha para criar alguma coisa mais autoral para a dança da Isabel. É uma oportunidade que eu estou tendo de estudar História.”
A personagem vai sofrer bastante com os preconceitos da sociedade da época, não só por causa da cor da pele, mas também por ser mulher. “Mulher não vota, não pode exercer sua liberdade, tanto na vida pública como na vida íntima também. Mulher é subjugada”, ressalta Camila, sobre esse momento ingrato para as mulheres.

PRECONCEITO
Ela comenta que a trama se passa em um período em que a escravidão não é mais uma prática oficial, mas em que a cultura escravocrata ainda impera, criando mais barreiras na vida de Isabel. “Ela não é submissa, tem sua dignidade mesmo com todas as adversidades. Além disso, ela se torna uma artista. Então ainda tem esse agravante dela ser pobre, negra e depois se tornar artista. E a atitude dela de vanguarda é justamente essa. O fato dela não negar o seu desejo, o seu caminho.”
Além de ter adorado receber o convite do autor, João Ximenes Braga, a atriz conta que ficou felicíssima em poder trabalhar novamente com Dennis Carvalho (diretor de núcleo), Vinícius Coimbra (diretor geral) e o ator Lázaro Ramos, parcerias de sucesso em Insensato Coração.

Você também pode gostar

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com