Cidades

Câmara não vota projeto e dificulta combate ao Aedes em Fabriciano

FABRICIANO – A Prefeitura de Fabriciano começa a enfrentar dificuldades na gestão de recursos por falta de agilidade na votação dos projetos de lei por parte da Câmara Municipal. Um dos primeiros problemas é o impedimento de uso de aproximadamente R$ 336 mil enviados pelos Governos Federal e Estadual, neste mês, para reforço das ações de controle e redução dos riscos de infestação do Aedes aegypti e implantação de uma Unidade de Hidratação anexa ao Hospital São Camilo.  

Para utilizar a verba, a Prefeitura depende da aprovação dos projetos de lei enviados à Câmara, na última semana, solicitando abertura de créditos adicionais especiais e suplementar no orçamento deste ano. “Lembro que em dezembro apontamos que teríamos dificuldades com a redução do percentual de suplementação. Na ocasião, o atual presidente da Câmara garantiu agilidade na votação dos projetos durante sua gestão. E hoje, não é isso que vemos. Estamos enfrentando uma epidemia, recebemos verba, mas estamos impossibilitados de usar o dinheiro”, lamenta a prefeita Rosângela Mendes.

“O momento é delicado, pois se trata de uma questão de saúde pública. Estamos surpresos pela não votação do projeto. Essa atitude é um tanto irresponsável, pois a dengue mata. Temos feito nossa parte, combatendo o problema com seriedade, ao contrário de algumas autoridades que insistem na política do quanto pior melhor”, afirma a prefeita.
 
IMPEDIMENTO

O secretário de Saúde, Rubens Castro, reforça que a não votação dos projetos tem impedido o município de avançar no combate ao Aedes aegypti. “Temos lançado mão de todos os recursos que dispomos para combater o mosquito. Estamos realizando uma força-tarefa, com mutirão de limpeza, reforço das visitas domiciliares com agentes de endemias e comunitários de saúde, distribuição de doses homeopáticas e carro fumacê. Mas para avançar dependemos do uso dos recursos enviados para contratação de mais profissionais, compra de medicação e implantação da Unidade de Hidratação”, explica o secretário.

Você também pode gostar

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com