Cidades

Câmara Mirim elege novos membros

IPATINGA – O resultado foi divulgado por volta das 18h30 desta terça-feira (22), no plenário da Câmara Municipal de Ipatinga. Coube à equipe de informática da Câmara recolher os votos nos notebooks distribuídos às escolas. Os computadores continham programas semelhantes aos usados nas urnas eletrônicas da justiça eleitoral, com a foto e o registro de todos os candidatos.

Tanto a eleição quanto a apuração ocorreram sem contratempo, como explica a coordenadora da Câmara Mirim, Elza Vieira de Paula. “Não tivemos nenhum problema que comprometesse o andamento das eleições. Tudo ocorreu perfeitamente como planejado. Além disso, os alunos votaram com mais rapidez utilizando o computador do que a urna eletrônica da eleição passada”, disse Elza.

A eleição mirim se iniciou por volta das 7h da manhã, com a participação de servidores da Câmara de Ipatinga e funcionários das escolas. Cerca de 40 escolas públicas e particulares participaram do projeto, e, entre os quase 13 mil estudantes cadastrados, aproximadamente 10 mil alunos foram às urnas.

ENTUSIASMO

“Fiquei muito feliz com que vi e ouvi dos candidatos e dos demais alunos e professores durante as visitas que fiz a várias escolas da cidade. O entusiasmo era visível em todos eles e isso só reforça a nossa convicção da importância do projeto educacional Câmara Mirim”, disse o presidente da Câmara, vereador Ley (PSD).
Ley ressaltou o esforço dos servidores e funcionários das escolas na condução dos trabalhos.

“Gostaria de parabenizar o trabalho de todos, em especial da equipe de informática da Câmara, que, na ausência das urnas eletrônicas, desenvolveram um programa excelente, e também aos demais funcionários da Câmara e de todas as escolas envolvidas”, afirmou Ley.  Vale lembrar que alunos de uma escola puderam votar em candidatos de outra escola, bastando digitar o seu número no computador.

Os eleitores assinaram os cadernos de votação em posse dos servidores da Câmara que atuaram como mesários.
A diplomação e a posse dos eleitos acontecem no dia 4 de novembro.
Acompanharam as apurações os vereadores José Geraldo Amigão, Toninho Bethânia e Lene Teixeira, além do presidente Ley.

MAIS
Neste ano, alunos do 6º ao 9º ano elegeram 76 novos vereadores mirins de Ipatinga, divididos, por meio de sorteios, em quatro mandatos, compostos por 19 parlamentares mirins cada e com duração de seis meses.
Na edição anterior, foram 52 eleitos. Isso porque o número de jovens parlamentares contará com a mesma quantidade de mandatários que a legislatura adulta atual, que pulou de 13 para 19 vereadores a partir deste ano.


O vereador Ley acompanha a votação na escola da APAE, no Bela Vista

 

 

 

Você também pode gostar

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com