Cidades

Câmara de Ipatinga é certificada com ISO 14001

IPATINGA – A Câmara recebeu a certificação ISO 14001:2008 de gestão ambiental, para a qual tinha sido recomendada no mês de setembro. Após a auditoria de análise, a auditora Paula Burim informou que iria pedir a recomendação no dia 14 de setembro. A certificação foi assinada pela certificadora inglesa UKAS Management Systems.
Com esse título, a Câmara de Ipatinga passa a ser a primeira de Minas a obter o certificado de reconhecimento ambiental. Na prática, isso quer dizer que a Câmara cumpre os padrões ambientais dispostos na norma internacional para obtenção do selo ambiental.
Para o presidente da instituição, Nardyello Rocha (PSD), “essa certificação é a realização de um sonho, ápice de uma gestão compartilhada, com a participação efetiva de todos os vereadores e, principalmente, de todos os servidores da Casa”, disse.
Nardyello ainda enfatizou que a certificação é uma vitória da cidade, pelo fato de a instituição ser a primeira de Minas Gerais a obter esse reconhecimento. “Ser certificada ISO 9001 e agora 14001 é um privilégio que somente a Câmara de Ipatinga tem”, disse.
Após vários meses de trabalho, a instituição passou a contar com o alvará de vistoria do Corpo de Bombeiros (AVCB), documento essencial para a obtenção do certificado. Um grupo de brigadistas foi formado pelo próprio Corpo de Bombeiros para atuar em casos de pânico e incêndio, ajudando na evacuação do prédio.
Várias metas foram estabelecidas. A instituição diminuiu o consumo de água e energia, bem como de papel, e passou a descartar de maneira correta seus resíduos sólidos. Apesar de não existir coleta seletiva em Ipatinga, na Câmara, isso foi possível graças a um convênio com a Associação de Catadores do Vale do Aço, que vem à instituição, semanalmente, recolher o material já pesado e separado, para ser reciclado.

Você também pode gostar

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com