Cidades

Câmara de Ipatinga discute Plano de Saneamento Básico

IPATINGA – Em atendimento a solicitação da Comissão de Urbanismo, Transporte, Trânsito e Meio Ambiente, a Câmara Municipal de Ipatinga realizou audiência pública, na última segunda-feira (20), para discutir o projeto de lei nº 38/2016, que institui o Plano Municipal de Saneamento Básico de Ipatinga.

Além do presidente da comissão, vereador Saulo Manoel, participaram do debate o secretário municipal de Planejamento, Ricardo Figueiredo, o promotor de Defesa do Meio Ambiente, Rafael Pureza, e o conselheiro municipal de Saneamento Básico, Ronaldo Marques. Entre o público presente estavam representantes de associações de bairros de Ipatinga, do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Piracicaba, da Fundação Relictus, Instituto BioAtlântica (Ibio), entre outras instituições.


QUATRO EIXOS

O Plano Municipal de Saneamento Básico (PMSB) de Ipatinga foi apresentado pelo secretário Ricardo Figueiredo. Segundo ele, o documento composto por mais 1,3 mil páginas prevê projetos e ações estruturais de curto, médio e longo prazos, num período total de 20 anos.

O plano é estruturado em quatro eixos principais: abastecimento de água, esgoto sanitário, drenagem urbana e resíduos sólidos. Com previsão de investimentos da ordem de R$ 200 milhões, o PMSB contempla intervenções pontuais nos eixos relacionados ao saneamento básico, mas também prevê programas contínuos de educação ambiental com ênfase em preservação de nascentes e destinação correta de resíduos sólidos.

O projeto de lei foi encaminhado pelo Poder Executivo à Câmara Municipal em conformidade com a Lei nº 11.445/2007, que institui a Política Nacional de Saneamento Básico. Em Ipatinga, o processo de elaboração do PMSB foi custeado pelo Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Piracicaba, que, por meio do Programa de Universalização do Saneamento, destinou recursos oriundos da cobrança pelo uso da água.

Legislativo de Fabriciano encaminha recomposição salarial de mais de 11%

CORONEL FABRICIANO
– Após a realização de assembleia no plenário da Câmara (CMCF), segunda-feira (20) à noite, os servidores do Legislativo Municipal de Coronel Fabriciano aprovaram a contraproposta feita pelo Presidente da Casa, vereador Querubim (PDT), que prevê recomposição salarial de 11,17% aos trabalhadores técnicos e assessores parlamentares, entre outros benefícios. A informação foi confirmada pelo Sindicato dos Trabalhadores no Serviço Público de Coronel Fabriciano (Sintmcelf). A proposta de recomposição salarial de 11,17% aos servidores da Câmara será votada em plenário nos próximos dias.

Você também pode gostar

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com