Cidades

Câmara aprova inspeção municipal para produtos de origem animal

O médico-veterinário Jardel Lopes, na Tribuna Popular, esclarece dúvidas dos parlamentares

 

FABRICIANO – Reunidos na noite desta terça-feira (22/05) no plenário da Câmara Municipal, os vereadores participaram da terceira reunião ordinária do mês, e aprovaram projeto de autoria do vereador Wailson Lima Madeira (PPL), que autoriza o Poder Executivo a criar e implementar o SIM – Serviço de Inspeção Municipal.
A matéria foi considerada por todos os membros da Casa como de “extrema relevância”, por permitir que se corrija umas das principais falhas hoje existentes no serviço público municipal, que diz respeito às atividades de inspeção e fiscalização sanitária dos produtos de origem animal.
A aprovação da matéria foi comemorada por representantes de comércios e da agro-indústria, que operam neste setor e agora aguardam as providências cabíveis para que o sistema passe a funcionar, a fim de que possam comercializar seus produtos dentro da legalidade, em consonância com as exigências da legislação em vigor.
O empresário Geraldo Pontes dos Santos, o “Dico”, acompanhou a votação e se emocionou ao final com a aprovação da matéria: “Há trinta anos trabalho neste ramo com a minha família e a aprovação deste projeto significa que temos a chance de deixar a clandestinidade, ter o nosso trabalho reconhecido, com dignidade”, disse o empresário.
Durante os debates, o líder do governo na Casa, vereador Marcos da Luz (PT), se disse favorável à matéria, mas se absteve de votá-la alegando que existem vários pontos que certamente levarão “a um possível veto do Executivo, por se tratar de matéria inconstitucional”.
Na prática, com a implantação do SIM – Serviço de Inspeção Municipal, os produtos de origem animal (carnes em geral, pescados, etc), fiscalizados e aprovados pelo órgão fabricianense, poderão ser comercializados em todo o país, sem ter que passar pela fiscalização do Instituto Mineiro de Agropecuária ou do Serviço de Inspeção Federal.

Você também pode gostar

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com