Cultura

Café Cinematográfico exibe filme francês neste sábado

FABRICIANO – O projeto Café Cinematográfico, dos cursos de Jornalismo e Publicidade e Propaganda do Centro Universitário do Leste de Minas Gerais (Unileste), promove, neste sábado (4), mais uma edição especial do evento. O filme escolhido para esta exibição é o francês “Ser e ter”, dirigido por Nicholas Philibert. A participação é aberta ao público e será destinada, especialmente, às professoras das creches públicas de Coronel Fabriciano, às 8h, no 2º piso da Biblioteca, campus de Coronel Fabriciano. Os interessados em participar deverão levar lanches que serão compartilhados em um café comunitário, além de uma caixa de leite, que será doada a uma instituição de caridade da região. Haverá bate-papo ao final da apresentação.

A exibição do filme tem como objetivo levar à comunidade filmes que possibilitem o incentivo à formação crítica e apreciativa do público. O “Café Cinematográfico” constitui um projeto para a troca de conhecimento e aprendizagem, em que os participantes são estimulados a discutir sobre as produções assistidas. De acordo com Rodrigo Cristiano Alves, professor responsável pelo projeto, “após a exibição serão tratados pontos que relacionam a prática do ensino e os desafios da docência para crianças e creches”, comentou. O debate será mediado pela professora e pedagoga Priscila Talúria Sodré, da Escola Batista Shalom.

SINOPSE
O documentário acompanha os estudantes de uma escola rural da França, do jardim da infância até o último ano do primário, dos 4 aos 11 anos. O período mostra as crianças em pleno processo de formação do conhecimento e da identidade pessoal, acompanhando-as em sua transição do universo familiar para um ambiente no qual é levado em conta sua individualidade sem pressupostos. O filme foi um dos selecionados oficiais do festival de Cannes 2004 e, de lá para cá, tem sido mostrado não apenas no circuito, mas em inúmeras escolas e universidades, sempre com sessões seguidas de debates.

FICHA TÉCNICA

Diretor: Nicholas Philibert
Produção: Gilles Sandoz
Fotografia: Laurent Didier, Katell Djian, Hugues Gemignani, Nicholas Philibert
Trilha Sonora: Philippe Hersant
Duração: 104 min.
Ano: 2002
País: França
Gênero: Documentário
Cor: Colorido
Classificação: Livre

Você também pode gostar

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com