Policia

Brigadistas de Timóteo controlam incêndio no Macuco nesta quarta

TIMÓTEO – Um incêndio florestal atingiu nesta semana uma extensa área no bairro Macuco em Timóteo. Labaredas de até cinco metros de altura devastaram cerca de seis hectares de vegetação no entorno do bairro, pondo em risco a população e ameaçando também o Parque Estadual do Rio Doce.
A Defesa Civil de Timóteo, a Polícia Ambiental e o IEF conseguiram apagar as chamas na tarde da última terça depois de seis horas de trabalho intenso. Nesta quarta, o fogo foi controlado e os brigadistas de incêndio fizeram o rescaldo da área.

Segundo Delmando Luiz Amorim, coordenador da Defesa Civil de Timóteo, o fogo começou por volta de 12h de terça, aparentemente sem causa conhecida. Ele afirmou que moradores do bairro acionaram os brigadistas pelo Centro Operacional Integrado de Controle de Incêndios Florestais, no bairro Recanto Verde (rua Araribá, 100), para que o fogo fosse combatido.

COMBATE
A ação, informou a Defesa Civil, durou de 13h às 19h da terça, com diversos homens da Secretaria de Meio Ambiente, Defesa Civil, IEF e Polícia Ambiental tentando debelar as chamas. O risco maior, segundo Delmando Amorim, era de que o fogo pudesse atingir as residências próximas aos locais do incêndio. “E o risco de que o fogo se alastrasse para o parque”, conta Delmando, avaliando que o sinistro poderia ter tomado proporções ainda maiores.

Segundo Delmando, o fogo atingiu plantações de cana e de banana de pequenos sitiantes do bairro Macuco. As residências, ele afirma, foram monitoradas pelos brigadistas com o auxílio do caminhão pipa do Centro de Controle. “Os estragos foram razoavelmente grandes, mas felizmente não teve vítimas nem maiores prejuízos”, avaliou.

ORIENTAÇÕES
A Defesa Civil alerta a população para o risco de incêndios nessa época do ano de seca e altas temperaturas. E pede para que evite colocar fogo no lixo ou nos quintais. Os telefones para contato em casos de incêndios florestais são: Defesa Civil (4782) e Corpo de Bombeiros (193), além da Polícia Militar (190).

Você também pode gostar

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com