Esportes

Brasileiro de Donwhill acontece na pista da Torre Santa Mônica

IPATINGA – Escolhido pela Confederação Brasileira de Ciclismo (CBC), o município de Ipatinga vai sediar a etapa única do Campeonato Brasileiro de Donwhill 2015. A competição será realizada entre os próximos dias 24 e 26, de sexta-feira a domingo, na pista de 1,5 mil metros construída na Torre Santa Mônica, no bairro Ferroviários, e reunirá os melhores competidores do Brasil. O evento conta com o apoio da Prefeitura e da Faculdade Única de Ipatinga.

Ao todo serão 13 categorias em disputa nos três dias de provas. Para atletas federados serão: elite, feminino, juvenil (12 a 15 anos), júnior (15 a 18), sub-30 (19 a 29), master A1 (30 a 34), master A2 (35 a 39), master B1 (40 a 44), master B2 (45 a 49), master C1 (50 a 54), master C2 (55 a 59) e veterano (mais de 60 anos). As inscrições podem ser feitas no site da CBC, no endereço www.cbc.esp.br. De acordo com a organização do evento, cerca de 250 atletas devem participar da competição.

DESTAQUE
O campeonato é um dos principais eventos do calendário nacional e conta pontos para o ranking nacional e internacional. “Ipatinga foi escolhida devido à boa repercussão, entre atletas e organizadores, do Campeonato Mineiro da modalidade, realizado ano passado na pista construída na Torre Santa Mônica. A estrutura oferecida chamou a atenção de todos”, comenta Júlio César Alvim, integrante da equipe de coordenação do evento.

Entre os atletas confirmados no Campeonato Brasileiro em Ipatinga estão o catarinense Lucas Eduardo Alves de Borba, que no ano passado conquistou o título da etapa brasileira de uma das principais competições de Mountain Bike da América Latina, o Open Shimano, e o ciclista Markolf Berchtold, 14 vezes medalhista em Campeonato Panamericanos.

ESTRUTURA
A base do evento será montada na rotatória da Estrada das Lavadeiras, próximo ao Shopping do Vale do Aço. A infraestrutura vai atender a todos os itens de segurança, com a presença do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), além de praça de alimentação e banheiros. A cronometragem da descida de cada atleta será mostrada, em tempo real, num painel de led que será instalado no local das provas.

Entenda o Downhill

Downhill é uma modalidade do Ciclismo Mountain Bike, que consiste em descer o mais rápido possível um dado percurso. É uma espécie de prova contrarrelógio, mas disputada tradicionalmente em descidas íngremes sobre trilhas, em estradas de chão. A competição é disputada com bicicletas especiais fabricadas para suportar os impactos durante o percurso.

Você também pode gostar

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com