Nacionais

Brasil tem o primeiro caso suspeito de ebola

(Crédito:AFP)

BRASÍLIA –
O Ministério da Saúde e a Secretaria de Estado da Saúde do Paraná confirmaram que a Unidade de Pronto Atendimento Brasília, em Cascavel (PR), recebeu quinta-feira (9) um paciente classificado como suspeito de infecção por ebola. Trata-se de Souleymane Bah, de 47 anos, vindo da Guiné, que chegou ao Brasil, no dia 19 de setembro.  

O ministro da Saúde, Arthur Chioro, afirmou que o paciente não apresentou nenhum sintoma da doença – febre, diarreia ou hemorragia – até o final da manhã desta sexta-feira, 10, e que 64 pessoas foram identificadas como podendo ter contato com ele. Destas, três tiveram contato direto e outras quatro tiveram contatos residenciais. “Todos foram considerados de baixo risco, com exceção dos três que tiveram o contato direto com o paciente”, afirmou Chioro. O resultado do primeiro exame será divulgado em 24 horas.

As equipes de investigação vão acompanhar o estado de saúde de todas as pessoas que tiveram contato com paciente. Souleymane Bah chegou à Unidade de Pronto Atendimento em Cascavel às 17h45 desta quinta-feira, 9, e foi levado para o Instituto Nacional de Infectologia Evandro Chagas, na zona norte do Rio de Janeiro, às 4h30 desta sexta-feira.

Por estar no vigésimo primeiro dia, limite máximo para o período de incubação da doença, foi considerado caso suspeito, seguindo os protocolos internacionais para a enfermidade. Guiné é um dos três países que concentram o surto da doença na África. O ebola só é transmitido através do contato com o sangue, tecidos ou fluidos corporais de indivíduos doentes, ou pelo contato com superfícies e objetos contaminados. O vírus somente é transmitido quando surgem os sintomas.

Você também pode gostar

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com