Policia

Bombeiros pedem atenção redobrada a banhistas

(Agência Minas) – O período de férias, em especial o verão, requer cuidados para evitar acidentes aquáticos. O calor típico da estação reforça a procura por cachoeiras, rios e lagos. Em 2015, o Corpo de Bombeiros registrou 378 afogamentos e, somente nos primeiros dias deste ano, mais de quinze pessoas morreram afogadas no Estado.

De acordo com o capitão Thiago Miranda, do Corpo de Bombeiros, o afogamento é a segunda maior causa de mortes por acidentes em Minas Gerais, perdendo somente para os automobilísticos. A ingestão de bebidas alcoólicas, por sua vez, é o principal causador de morte por afogamento em adultos.

O capitão explica que, embora a falta de conhecimentos de natação pareça ser determinante para causar os afogamentos, os acidentes também ocorrem com pessoas que sabem nadar. “Ao tentar auxiliar outras pessoas, muita gente corre risco e acaba sofrendo o acidente também. Já registramos casos em que duas pessoas de uma mesma família morreram tentando salvar outra. Por isso, somente se tiver preparo é que se deve auxiliar alguém em dificuldade na água. Caso contrário, é preferível jogar objetos, como cordas, boias e galhos, para que a vítima possa agarrar e se salvar”, ressalta.

Ainda segundo Miranda, o Corpo de Bombeiros tem intensificado as fiscalizações nos principais pontos de turismo aquático, principalmente nos finais de semana e feriados. Para isso, são montados postos de fiscalizações, há a distribuição de panfletos informativos e os banhistas também são orientados. “Aproveitamos também as redes sociais para divulgar alertas e dicas, já que são mídias de fácil acesso e que abrangem diversos tipos de público”, comenta.

PISCINAS
As piscinas são grandes atrativos para crianças. Por isso, estes locais devem ser devidamente isolados com barreiras físicas como grades e muros, e guarnecidas com portões que se fecham automaticamente. Os ralos do sistema de bombeamento e filtragem devem ser seguros para evitar sucção de cabelos, por exemplo.

PRAIAS
É preciso ensinar as crianças o significado de toda a sinalização, como placas e bandeiras feitas pelo guarda-vidas ou bombeiro militar. Em locais desconhecidos, o ideal é consultar o guarda-vidas sobre o local.

CACHOEIRAS
Estes locais costumam ter muitas pedras soltas e a presença de limo (lodo), que deixam o local escorregadio e propício às quedas. Além disso, não é recomendado saltar em locais desconhecidos, pois, em caso de choque, há um grave risco de lesões graves.

Você também pode gostar

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com