Cidades

Bispo anuncia renúncia por motivos de saúde

Após a posse do novo bispo, Dom Odilon virá para o Vale do Aço e prometeu continuar o seu sacerdócio nas comunidades católicas de Ipatinga

ITABIRA – O governo da pastoral da Diocese de Itabira-Cel. Fabriciano não vai mais ser exercido pelo Bispo Dom Odilon Guimarães Moreira. Aos 74 anos, o sacerdote anunciou na manhã de ontem (21) sua renúncia oficial ao cargo.
“Comuniquei minha intenção ao Núncio Apostólico Dom Gilvannio D’Aniello, que encaminhou o documento a Roma. O Pontífice aceitou, mas pediu que esperasse até que achassem um bispo adequado para me suceder na Diocese”, contou.

Ele alegou que, por problemas de saúde, já não tem mais condições de responder pela função administrativa na diocese. O pedido formal ao Vaticano foi feito em junho de 2012. Um mês após o comunicado, o Papa Bento XVI havia aceitado o afastamento do bispo.
“Apesar de estar com 74 anos e faltar apenas um para me afastar, me vi na hora de pedir essa renúncia diante da idade e dos problemas. A memória está muito falha. Diante de todas essas circunstâncias, me senti incapacitado de dirigir esta diocese”, explicou.

A intenção de se afastar vem sendo pensada por Dom Odilon há quase dois anos, e a decisão foi tomada no começo do ano passado. Ela esclareceu que o pedido de renúncia foi feito com muita tranquilidade.
Para o cargo de Dom Odilon, a igreja escolheu o Padre Marco Aurélio Gubiotti, que deixa a Diocese de Pouso Alegre. Apesar de a oficialização ter sido comunicada na quarta-feira (20), ainda não há data para que a sucessão aconteça. A previsão é de que o novo bispo assuma em três meses.

“Enquanto o padre Marco não assume, vou responder como o administrador apostólico da Diocese. Mas logo que for dispensado das minhas obrigações, voltarei a residir no Vale do Aço”, adiantou.
A intenção de Dom Odilon é residir em Ipatinga e se dedicar aos trabalhos da igreja. Ele não quis revelar o bairro em que fixará residência. Ao deixar o cargo de bispo da Diocese, o padre passa a ser considerado como Bispo Emérito.

MOTIVOS
Ao DIÁRIO POPULAR, Dom Odilon disse que está com problemas de coluna e insônia. Conforme previsto no Código do Direito Canônico, um bispo pode renunciar ao completar 75 anos ou ainda quando apresentar limitações em sua saúde ou dificuldades, isso independentemente da idade.
“Agora quero cuidar da minha saúde e fazer os tratamentos de que preciso. Só no ano passado estive hospitalizado por duas vezes com fortes dores na coluna. Já não tenho mais a mesma disposição”, declarou Dom Odilon.

SOBRE O BISPO
Dom Odilon Guimarães nasceu em Presidente Bernardes, município próximo à cidade de Viçosa. Passados alguns anos, ele se mudou com a família para a cidade de Inhapim, local em que aos 12 anos descobriu sua vocação para o sacerdócio.
“Desde muito novo tinha esse pensamento. O chamado para o sacerdócio brotou no meu coração e logo fui me preparar para o ministério. Acabei ordenado em 1969 e fui designado para a Paróquia de Sobrália e São João do Oriente”, contou.

Em sua preparação para a vida eclesial, Dom Odilon estudou por seis anos no Seminário em Petrópolis, estado do Rio de Janeiro. Ele também cursou filosofia por três anos na cidade de Mariana e ainda teologia por dois anos.
Depois de cuidar da Paróquia em Sobrália e São João do Oriente, Dom Odilon foi transferido para a Comunidade Nossa Senhora do Conceição, em Caratinga, onde permaneceu por quase 30 anos como pároco.

Antes de ser nomeado bispo auxiliar de Vitória no Espírito Santo, o padre trabalhou por seis anos no município de Ipanema e ainda por mais cinco anos em Carangola. No estado capixaba, Dom Odilon serviu por quase três anos, até ser nomeado Bispo da Diocese de Itabira.
“Fui nomeado em 30 de março de 2003. Já são 10 anos servindo à comunidade e agora chegou a hora de me afastar da função administrativa. Mas vou continuar o meu sacerdócio trabalhando para o povo de Deus no Vale do Aço”, justificou.

O SUCESSOR
Monsenhor Marco Aurélio é mineiro de Ouro Fino (MG) e tem 49 anos de idade. Cursou filosofia no Seminário Arquidiocesano de Pouso Alegre, e teologia no Instituto Teológico Sagrado Coração de Jesus, em Taubaté (SP).
Ele foi ordenado presbítero em 1989 e exerceu a missão paroquial nas cidades de Brasópolis, Jacutinga, Tocos do Mogi, Bela Vista e Santa Rita do Sapucaí. Obteve o título de Mestre em Estudos Bíblicos pela Faculdade Nossa Senhora da Assunção, de São Paulo (SP).

Marco Aurélio colaborou com a formação no Seminário Arquidiocesano de Pouso Alegre e foi diretor do Instituto Teológico Interdiocesano São José (2000 a 2005) e da Faculdade Católica de Pouso Alegre (2006 a 2009). Atualmente o padre é pároco da Paróquia Nossa Senhora de Fátima, em Pouso Alegre.


Monsenhor Marco Aurélio é mineiro de Ouro Fino e tem 49 anos de idade

Você também pode gostar

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com