Cidades

Bica do Ipaneminha seca e some do mapa

Em 2014, a bica foi simbolicamente escolhida para o lançamento do Projeto Mapa da Mina, com a presença da prefeita Cecília Ferramenta, do promotor Rafael Pureza e integrantes do projeto

IPATINGA – A Bica do Ipaneminha, um dos mais antigos mananciais da cidade está completamente seca. Até alguns meses atrás ainda podia-se ver a umidade no pequeno canal por onde a água escorria até o chafariz. Agora, o que se vê é apenas poeira e a morte das plantas nativas que brotavam em razão da umidade. Os moradores da comunidade do Ipaneminha contam que o local antigamente era um histórico ponto de parada de tropeiros e cavaleiros, depois tornou um aprazível “oásis” onde paravam ciclistas, caminhantes, moradores, sitiantes e visitantes da zona rural. Apesar dos cuidados para a preservação do lugar, onde, inclusive, foi instalada uma placa – iniciativa do engenheiro agrônomo Múcio Figueiredo – e do marco histórico que sempre representou, a fonte simplesmente desapareceu.

HIPÓTESES
As especulações, inicialmente eram de que a prolongada estiagem tivesse comprometido e secado a nascente, a partir do lençol freático. Entretanto, mesmo no período chuvoso a água parou de correr, o que levantou a suspeita de que ela tenha sido desviada por algum fenômeno ou até mesmo por algum proprietário de terras nas imediações da nascente. Diante das supostas razões para o desaparecimento da água, os usuários e visitantes sugerem que as autoridades, como a Polícia Ambiental e o Ministério público investiguem mais a fundo a razão da extinção da Bica do Ipaneminha.

MAPA DA MINA
Emblematicamente, a Bica do Ipaneminha foi escolhida como local de lançamento do Projeto Mapa da Mina, idealizado pelo Ministério Público do Meio Ambiente exatamente com objetivo de preservar as minas, nascentes, olhos d’água e outros mananciais ameaçados de extinção. O Projeto Mapa da Minas prevê o recenseamento dos mananciais, cercamento e plantio de mudas de espécies nativas.

Você também pode gostar

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com