Cidades

Biblioteca Zumbi dos Palmares abre ações do Dia da Consciência Negra

IPATINGA – A Biblioteca Municipal Zumbi dos Palmares, promoveu nesta terça-feira (19) uma série de ações em alusão ao Dia da Consciência Negra, que é celebrado no dia 20/11. A iniciativa abre programação da Secretaria Municipal de Cultura, Esporte e Lazer (SEMCEL), que no decorrer da semana ainda promoverá mais alguns eventos voltados para a causa.


Pela manhã, houve uma “sessão de cinema”, com direito pipoca e refrigerante. O filme exibido foi ‘Besouro’, que conta a história do mestre de capoeira e ex-escravo Manoel Henrique, resistente contra abusos dos grandes fazendeiros em sua época. Já na parte da tarde, foi realizada uma contação de histórias e aconteceu uma oficina de bonecas Abayomi com o grupo HistoriArte.


Para a gerente da biblioteca Cintia Soares, é importante para a repartição dar o ponto de partida no Dia da Consciência Negra, uma vez que o local leva o nome de um dos grandes heróis e símbolo da liberadade e reconhecimento dos negros. “Nossa biblioteca leva o nome do grande ícone da causa negra que foi Zumbi dos Palmares. Então, nada mais justo que celebrar este dia, pois é muito importante conscientizar a população para que não haja nenhum tipo de discriminação racial” enfatizou.

DOMINGO NO PARQUE

As atividades relativas ao dia da consciência negra serão encerradas no domingo (24), com o Dia da Diversidade Cultural de Ipatinga, em cumprimento ao Plano Municipal de Cultura, que terá várias atrações musicais e outros gêneros artísticos que serão realizadas de 10h às 18h, dentro da programação do “Domingo no Parque”, no Parque Ipanema.

Você também pode gostar

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com