Cultura

Biblioteca Municipal de Timóteo comemora aniversário

A Biblioteca Pública Municipal “Raquel Pacífico Drumond” funciona de segunda a sexta-feira, de 7h às 19h, no Timirim (Fotos: Divulgação PMT)

TIMÓTEO – A Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria Municipal de Cultura, Esporte, Lazer e Juventude comemora os 41 anos de fundação da Biblioteca Pública Municipal “Raquel Pacífico Drumond” com o lançamento do livro “Dom Luciano, Especial Dom de Deus”, da escritora Margarida Drumond de Assis.

O evento acontece nas instalações da biblioteca nesta sexta-feira (23), às 20h. Ao longo dessas quatro décadas, a instituição conquistou um acervo de 25.500 livros de variados gêneros, oferecendo ainda livros em braile para deficientes visuais, publicações periódicas como jornais e revistas, recursos de multimídia com acesso a 150 cds e dvds, além de disponibilizar a internet. A instituição conta com cerca de 12 mil sócios, sendo um dos principais espaços de fomento da cultura e do hábito de leitura.

Ligada à Secretaria de Esporte, Cultura, Lazer e Juventude, a instituição funciona de segunda a sexta-feira, de 7h às 19h, na Rua Antonieta Martins Carvalho, 25, Timirim. A internet é disponibilizada através do telecentro, que conta com nove computadores conectados através do Mozilla Firefox, garantindo acessibilidade a todos os sites de pesquisa e serviços públicos federais, estaduais e municipais.

A OBRA
Dom Luciano, especial Dom de Deus, 2 ed., é um livro de 1032 páginas, editado em Brasília, após concurso público, pelo Fundo de Apoio à Cultura – FAC, da Secretaria de Estado de Cultura do Distrito Federal, abr./2012.
Conforme a autora, do processo inicial até à edição, foram quatro anos de trabalho, com pesquisas em Brasília, Mariana, São Paulo; em Bogotá, na Colômbia; e em Roma, Florença e Turim, na Itália, locais de referência sobre Dom Luciano.

Dom Luciano, especial Dom de Deus, possibilita uma maior proximidade com a vida de Dom Luciano Mendes de Almeida e sua caminhada na Igreja, desde 1947, com sua entrada na Companhia de Jesus (Jesuítas), até 2008, destacando-se as atuações como Bispo Auxiliar de São Paulo; Secretário-Geral e Presidente da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil – CNBB; Arcebispo de Mariana; e Vice-presidente do Conselho Episcopal Latino-Americano – CELAM.

A AUTORA
Timotense, filha de Manuel de Assis Bowen (Sr. Nelito) e Margarida Drumond Bowen, Margarida é neta de Raquel Pacífico Drumond, nome da Biblioteca Pública municipal – primeira professora de Timóteo e dinâmica agente cultural, com ênfase no teatro, nos idos de 1930 e 1940. Jornalista, professora, dramarturga e diretora de teatro, Margarida trabalha na Universidade Católica de Brasília e, escritora produtiva, possui 14 livros editados, em vários gêneros literários, predominando o romance.


Margarida Drumond é jornalista, professora, dramarturga e diretora de teatro

Você também pode gostar

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com