Esportes

Betim é excluído do Campeonato Brasileiro por dívidas do Ipatinga

Dívidas do ex-Ipatinga motivaram exclusão da equipe da Série C     (Arquivo DP)

IPATINGA
– O Betim Esporte Clube foi excluído da Série C do Campeonato Brasileiro pelo Supremo Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) na última segunda-feira por causa de problemas relacionados a uma transferência de 2006, quando o time ainda se chamava Ipatinga e tinha sede no Vale do Aço. Na última quarta, (11) a equipe recorreu da decisão.
Na época, o então Tigre de Aço negociou a venda do lateral direito Luizinho com o Nacional, da Ilha da Madeira, em Portugal. A equipe mineira não teria pago uma taxa referente à negociação ao time lusitano, que acionou a Federação Internacional de Futebol (Fifa) para tentar recebê-la.

Somente este ano o caso foi julgado e a equipe portuguesa venceu a batalha. A entidade máxima do futebol mundial recomendou que a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) tirasse seis pontos do agora Betim, na Série C do Campeonato Brasileiro. Com 17 pontos, o time mineiro ocupava a sexta posição do Grupo B após 13 rodadas.

Com seis pontos a menos, o Betim iria para 11 pontos e ocuparia a nona posição, entre Duque de Caxias (12) e Grêmio Barueri (10), abrindo a zona de rebaixamento. A diretoria betinense, então, acionou a Justiça Comum para reverter a decisão. O STJD entrou em ação e excluiu a equipe da Série C.

A decisão, no entanto, não é definitiva, já o julgamento ocorreu na primeira instância do STJD, sendo que a pena aplicada foi a exclusão. Na última quarta-feira (11), o Betim entrou com um recurso para tentar o efeito suspensivo da decisão e o julgamento do caso no Tribunal Pleno será provavelmente na próxima quinta-feira, dia 19.

MUDANÇA
O Ipatinga se tornou Betim no final do ano passado, após ter o novo nome e sede reconhecidos pela CBF. A equipe deixou o Vale do Aço e se mudou para a região metropolitana de Belo Horizonte. A crise financeira e os resultados pífios nos jogos do Campeonato Brasileiro da Série B aceleraram o processo de partida da equipe, que chegou a viver momentos marcantes como a vitória no Campeonato Mineiro, em 2005, e a ida para a elite do futebol brasileiro, em 2007.

Entretanto, nem mesmo a mudança de ares parece ter surtido efeito e o time vem demonstrando resultados bem aquém do esperado. Na semana passada, alguns jogadores chegaram a declarar greve em virtude de atrasos no pagamento de salários, que, segundo os atletas, chegaria a sete meses.

BAIXA
Na última quarta-feira, a falta de pagamento de salários provocou a primeira baixa no elenco do time mineiro: Walter Minhoca, meia que já defendeu Flamengo, Guarani e CRB, pediu desligamento do clube. O salário do atleta giraria em torno de R$ 60 mil, um dos mais altos do time, o que pressionava para cima a folha salarial da agremiação.

Apesar dos problemas, o Tigre continuará entrando em campo pelo Brasileiro da Série C. Neste sábado, às 16h, o Betim enfrenta o Duque de Caxias em Nova Serrana, pela décima quarta rodada da competição nacional.
A reportagem do DIÁRIO POPULAR não conseguiu falar com o presidente do clube, Itair Machado, nem com outros membros da diretoria para comentar a situação.


Time entrou com recurso e permanece na competição até decisão definitiva (Crédito: Divulgação Betim)

Você também pode gostar

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com