Cidades

Belo Oriente inicia discussão do Plano de Saneamento Básico

BELO ORIENTE – A Prefeitura de Belo Oriente promoveu na noite da última quinta-feira (23), no distrito de São Sebastião de Braúnas, uma audiência pública para a discussão do Plano Municipal de Saneamento Básico (PMSB). A audiência contou com participação da população e representantes de entidades, além do prefeito Pietro Chaves (PDT), do presidente da Câmara, Waldir Mendes (Diro), do vice-prefeito Toninho Professor (PTB), vereadores e secretários municipais.

Segundo o prefeito Pietro Chaves, O PMSB “retrata a situação atual do saneamento do município buscando estruturar a base norteadora do planejamento estratégicos dos planos, programas e ações que estarão contidas no documento”. De acordo com o prefeito, o Plano Municipal contempla as quatro áreas do saneamento: abastecimento de água, esgotamento sanitário, limpeza urbana e manejo de resíduos sólidos e drenagem e manejo de águas pluviais.

Pietro destacou ainda a participação do povo belorientino na elaboração do PMSB “é fundamental para que se elabore um plano coerente e adequado com a realidade local e capaz de promover a melhoria da qualidade de vida da população e da prestação dos serviços públicos de saneamento básico”. Pietro frisou que após a aprovação final do PMSB, fundamentado na Lei Federal 11.445/2007, o município poderá continuar pleiteando recursos junto às esferas estadual, federal ou internacional para obras de saneamento básico.

 

Copasa domina discussões do PMSB

Belo Oriente – Durante a plenária que discutiu o Plano Municipal de Saneamento Básico em São Sebastião de Braúnas, a possibilidade da Companhia de Saneamento de Minas Gerais (Copasa) assumir o serviço de captação, tratamento e distribuição de água no município dominou a maior parte do tempo da plenária.
Segundo o prefeito Pietro Chaves (PDT), a concessionária tem amplas condições de “resolver definitivamente” o problema da água e do esgoto em Belo Oriente. “A Copasa atende 640 dos 853 municípios mineiros, entre eles, todos aqueles que fazem limite conosco (Santana do Paraíso, Naque, Açucena e Mesquita). É hora de abrirmos estas discussões”, comentou.

Pietro salientou também que uma possível vinda da Copasa possibilitaria uma economia mensal na casa de R$ 200 mil para o município, recursos esses que, por exemplo, poderão ser usados para colocar novamente em funcionamento o Hospital Municipal. Ainda na audiência, foi exibido um vídeo com depoimentos de moradores de municípios vizinhos já atendidos pela concessionária, destacando a qualidade, regularidade e valores cobrados dentro da realidade social de cada localidade.

Logo após a fala de Pietro, vereadores e populares também deram sua opinião sobre a concessão do serviço para a Copasa. Para o presidente do Legislativo, Waldir Mendes, o “Diro” (PSB), é inquestionável a capacidade da empresa em prestar o serviço que Belo Oriente precisa. “Temos que pensar é em termos água de qualidade e saúde para todos nós. E com a Copasa, isso será possível”. Diro ressaltou ainda a presença maciça da população no encontro, o que “demonstra a preocupação e o interesse de todos nessa importante discussão”.

O vice-prefeito Toninho Professor também frisou a importância da discussão e os questionamentos feitos, e destacou que o momento é “sermos sensatos e pensarmos no futuro”. “Precisamos deixar o passado, que nos atendeu mas hoje não serve mais. A vinda da Copasa vai fazer a diferença”.

Alguns moradores questionaram se a Copasa é a única empresa capaz de assumir o serviço em Belo Oriente, mas em sua maioria os moradores elogiaram a possibilidade da empresa atender o município, caso do ex-vereador e líder comunitário Orozimbo Teixeira da Silva, o “Sorós”: “Gente, a água está acabando e a nossa água, além de sempre faltar é muito ruim. A Copasa chegando vai resolver esse problema. Então, a solução é a vinda dela”, disse.

A dona de casa Sônia Maria de Andrade também se mostrou favorável à vinda da Copasa. “Eu sou de baixa renda, mas quero e posso pagar para ter uma água de qualidade em minha casa”. Acostumado a andar por todo o país, por conta de seu trabalho, o caminhoneiro José Nilson ressaltou que a Copasa trará para nós o compromisso da seriedade e de investimentos para vão melhorar nossa qualidade de vida. “E eu também acredito na seriedade da Prefeitura e da Câmara, que não vão deixar de fiscalizar o trabalho da Copasa”, comentou.

Você também pode gostar

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com