Cultura

“Barragem” é o filme vencedor do Fica 2022

O filme “Barragem”, de Eduardo Ades, venceu o prêmio Cora Coralina na Mostra Washington Novaes da 23° edição do Festival Internacional de Cinema e Vídeo Ambiental.

A 23ª edição do Festival Internacional de Cinema e Vídeo Ambiental (Fica) foi encerrada no domingo (5/6) com a cerimônia de premiação das mostras competitivas realizada no Cine Teatro São Joaquim, na cidade de Goiás. O musical 7X Pecado, da Broadway In Concert, fechou a programação cultural do festival, que teve 13 dias de duração e formato presencial, depois de dois anos de restrições por conta da pandemia de Covid-19.

O 23º Fica mostrou seu protagonismo com números impressionantes: foram 474 filmes inscritos para mostras competitivas, produções que vieram de 20 países. Além da exibição de filmes e oficinas, ofertou shows de diversos cantores vilaboenses, apresentações artísticas e culturais espalhadas pela cidade, encontro multiétnico, espetáculo de teatro, feira gastronômica, mostras de fotografia e muito mais.

A agenda de shows artísticos, encerrada com o show da cantora mato-grossense Vanessa da Mata, foi um oferecimento do Sesc, que investiu mais de R$ 650 mil na edição do Fica desse ano, de um total de R$ 5 milhões, considerando a contrapartida do governo estadual. A parceria Sesc/Governo de Goiás terá continuação em outros festivais vindouros, como Canto da Primavera, em Pirenópolis; e Mostra Nacional de Teatro (TeNpo), em Porangatu.

O secretário de Cultura, Marcelo Carneiro, destacou a importância do Fica para a valorização das produções e da cultura local. Finalizou desejando que todos tenham aproveitado o festival e que levem para suas casas mais informação e conscientização. “O Fica se despede esse ano deixando um legado de valorização do cinema, do meio ambiente e também de esperança de dias melhores”, enfatizou.

Outros premiados são:

. Prêmio Carmo Bernardes (melhor direção)

“Castelo de Terra”, de Oriane Descout

. Prêmio Acari Passos (melhor curta ou média-metragem)

“Mar concreto, de Julia Naidin

. Prêmio João Bennio (melhor filme goiano)

“O dente de dragão”, de Rafael Castanheira Parrode

. Prêmio Jesco Von Puttkamer (melhor filme júri jovem)

“Benzedeira”, de San Marcelo e Pedro Olaia

. Prêmio José Petrillo (melhor filme do júri imprensa)

“Castelo de Terra”, de Oriane Descout

​​. Prêmio Luiz Gonzaga Soares (melhor filme júri popular)

“Castanhal”, de Marques Casara e Rodrigo Chagas

Você também pode gostar

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com